Covid-19: Retorno da vacinação em idosos de 60 anos ou mais acontece de forma tranquila
No primeiro dia da continuidade da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Marabá, nesta quarta-feira (7), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou pouca movimentação de pessoas idosas com idade a partir de 60 anos nos pontos disponíveis para a vacinação.
As pessoas idosas com idade a partir de 75 anos, que precisam retornar para receber a segunda dose da vacina Coronavac, também tem sido tranquila a movimentação. Os enfermeiros orientam que os idosos devem observar a data de retorno para a segunda dose da vacina e não esquecer de levar o cartão de vacinação.
Dona Maria Aristides Carneiro, 73 anos, procurou o Colégio Rio Tocantins para receber a primeira dose da vacina. Ela mudou há pouco tempo para Marabá e aguardava uma nova data para se imunizar.
“Estava em Altamira e tinha que mudar a localidade do meu cartão do Sus, mas agora deu tudo certo e cheguei cedo para tomar a vacina é uma chance de não contrair essa doença”, disse dona Maria Aristides.
O agricultor José Pereira Dutra, estava um pouco nervoso no momento de receber a vacina, mas ele tirou de letra e logo passou o nervosismo. Ele disse que veio da roça somente para ser vacinado.
“É importante tomar a vacina para se proteger, né? Ninguém sabe o dia de amanhã, ainda mais com tantas notícias que chegam para gente todos os dias, o jeito é vir tomar a vacina”, disse seu José.
De acordo com Mônica borchart, diretora de atenção básica, da secretaria municipal de saúde, informou que a quantidade de pessoas foi baixa em razão da segunda dose ser por data em que o paciente recebeu a primeira dose.
“É preciso verificar no cartão de vacinação a data certinha, mas a movimentação nos pontos de vacinação durante todo o dia de hoje foi bastante tranquila”, disse a enfermeira.
De acordo com o boletim epidemiológico, até a data de hoje (07), já foram registrados 16.557 casos confirmados da doença com 332 óbitos. Segundo a SMS, já foram vacinadas com a 1ª dose 17.593 pessoas e 2.052 pessoas com a segunda dose da vacina.
Texto: Victor Haor
Fotos: Paulo Sérgio