Covid-19: Samu recebe doação de EPI realizada pela Unifesspa
A coordenação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), recebeu nesta semana, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), 40 máscaras de proteção tipo face shield, equipamento de proteção individual, para uso das equipes que estão em contato com pacientes suspeitos e em tratamento da Covid-19.
As máscaras doadas foram produzidas na própria universidade, através de um projeto pioneiro desenvolvido por professores da instituição com apoio de estudantes. A produção dos EPI’s está atendendo, além do SAMU, hospitais públicos de Marabá. De acordo com especialistas este modelo de máscara é extremamente seguro, pois evita o contato de gotículas e fluidos nasais que possam atingir o rosto do profissional.
De acordo com a enfermeira Walternice dos Santos Vieira, coordenadora do Samu de Marabá, essa parceria com a Unifesspa contribui para as ações diárias das equipes que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus. “É muito bom, ajuda bastante. Eles entregaram 40 e continuam produzindo e entregando aos poucos porque não tem muita gente na linha de produção”, disse.
Ainda de acordo com a enfermeira, as máscaras são reutilizáveis, desinfectadas com hipoclorito e álcool 70%. O Samu já soma 50 máscaras tipo face shield. A gente só tinha 10 e agora temos 50 e estamos aguardando mais máscaras, eles agora estão produzindo para os hospitais e, posteriormente, vão atender novamente o Samu”, explica Walternice.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Divulgação Samu