Seaspac: Atendidos do CRAS da Folha 13 participam do 2º Baile dos Idosos
Uma festa pra lá de contagiante aconteceu nas dependências do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), da Folha 13, na Nova Marabá, que reuniu dezenas de pessoas para participar do II Baile dos Idosos.
O evento faz parte da programação do mês em homenagem à pessoa idosa, cujo Dia Internacional do Idoso foi celebrado em 1º de outubro. Durante todo o mês, a Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) realizou diversos eventos em alusão à integração, saúde e segurança do idoso em todo município.
“Existe uma política de atenção à pessoa idosa em Marabá e que ela se fortaleceu ainda mais nesta gestão com ações efetivas e com diversos serviços oferecidos a eles. E é preciso envolver os idosos ainda mais em eventos como estes que integram tanto a pessoa idosa como também seus familiares”, pontuou Priscila Veloso, Secretária Adjunta da Seaspac.
E o que não faltou foi muita alegria e no momento que a música começou a tocar, os casais logo se deram as mãos e começaram a se soltar no salão, como nos velhos e bons tempos. E se não tinha o acompanhante, servia mesmo uma amiga ou uma irmã para bailar no ritmo de forró, ao som de Luizinho dos Teclados, como as irmãs Geronice, de 60 anos, e Celina de Souza, de 62 anos, ambas atendidas pelo CRAS de Morada Nova.
“Meu sonho era vir aqui participar, aqui na 13. É um momento de interagir com as outras pessoas, eu quero me divertir muito, porque pra nós é um momento muito especial. Conhecer todo mundo, ser amigo, viver, e aqui nós estamos vivendo”, disse Geronice.
“Estou sentindo muita alegria. Muito bom aqui graças a Deus. A gente tinha que vir aqui mesmo, pra conhecer, que a gente nunca veio, entendeu?! E agora com essa turma que tá aqui, todo mundo, a gente ainda fica mais alegre ainda”, disse Celina.
A aposentada Maria Costa dos Santos estava toda contente e dançando antes mesmo da música começar, ela diz que é já pra ir envolvendo a galera’, “Eu já dancei aqui até com o tocador. E olha que tristeza é pra lá. Eu gosto das amigas, e tem que envolver toda a galera aqui, esse é o momento de diversão”, disse.
Este é o II Baile dos Idosos realizado pelo CRAS da Folha 13, um evento que, a cada ano, só aumenta o número de pessoas participantes. Além disso, o centro realiza diversas outras ações, mensalmente, para envolver os idosos e familiares.
“Aqui mostra a importância do nosso idoso em participar mais do convívio social. Muitos saem do isolamento, muitos moram sozinhos, então a gente como assistência social, como equipe que faz parte desse serviço de convivência, faz esse momento para isso, para eles terem esse momento de diversão, de conviver com outros idosos. A gente está aqui para sensibilizar a comunidade dessa importância”, enfatiza Elisabete Brito, assistente social do CRAS da Folha 13.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Arthur Constantino sob supervisão do repórter