Meio ambiente: Escola Cristo Rei realiza caminhada de conscientização contra queimadas
Mobilizar a comunidade e chamar atenção sobre a proteção ao meio ambiente e o combate às queimadas urbanas foram os motivos da realização de uma grande caminhada nesta terça-feira, 5, com alunos da Escola Municipal Cristo Rei, pelas ruas dos bairros Jardim União e Liberdade.
O evento é uma iniciativa do Departamento de Educação Ambiental (DEA) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) em parceria com a escola, com apoio da Guarda Municipal (GMM) e do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU).
“Começamos com uma caminhada de conscientização e também trilhas. Os alunos foram, entenderam a questão da biodiversidade, visitaram também o saneamento de Marabá. Foi assim, algo que eles trouxeram para a escola e vivenciaram de sala em sala. Hoje, na caminhada de conscientização contra as queimadas, todos os alunos do 1º ao 9º ano estão engajados nessa fantástica agenda ambiental da SEMMA. Na escola Cristo Rei, somos feitos de oportunidades”, enfatiza a professora Gleide Hartuique, gestora da escola.
A ação faz parte de uma extensa programação do DEA junto às instituições de ensino que mostra para a sociedade um alerta sobre os perigos das queimadas urbanas que, neste período do ano, são intensas e com consequências graves para as pessoas, principalmente crianças e idosos, além do impacto negativo para o meio ambiente.
Os alunos da escola já estão aprendendo bem a lição sobre preservação ambiental. “O ser humano depende muito, querendo ou não, do meio ambiente. Não só o ser humano, como várias espécies de árvores, animais e etc. Todos os recursos que a gente tem hoje em dia são de origem da natureza. Então, a gente precisa defender o meio ambiente”, afirma o aluno Janiel Carlos da Silva Lima, estudante do 9º ano.
“É importante entender para defender e precisamos saber que precisamos do meio ambiente para viver e precisamos sempre estar atento a tudo que acontece sobre o meio ambiente”, diz Pedro Henrique, aluno do 8º ano.
Os alunos levaram faixas, cartazes, poesias, banda de fanfarra da escola e carro som onde os participantes falavam da importância em preservar a natureza.
“É importante a gente trabalhar com os alunos desde cedo essa mudança de comportamento em relação ao meio ambiente. Eles precisam crescer adultos, conscientes do seu papel na sociedade, de que queimar é crime, de que jogar lixo na rua é crime, poluir o rio é crime. Então, a gente tem que querer ser um amigo da natureza”, explica Carleans Pereira, do DEA.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sara Lopes