Saúde: CTA/SAE realizará campanha Julho Amarelo de combate às hepatites virais
Durante o mês de julho, o Serviço de Atendimento Especializado / Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS) realizará uma série de atividades alusivas ao Julho Amarelo, mês de combate e conscientização sobre as hepatites virais, uma série de infecções que atingem o fígado.
A campanha foi instituída pela Organização Mundial da Saúde e tem como marco o dia 28 de julho, Dia Mundial de luta contra as Hepatites Virais. A programação tem o laço amarelo como símbolo que age como lembrete de conscientização sobre a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento dessas doenças.
A programação foi pensada com o propósito de atingir o maior número possível de pessoas com ações itinerantes em algumas Unidades Básicas de Saúde em horários diferenciados.
O SAE/CTA oferece serviços de prevenção e tratamento das hepatites virais como testagem rápida, profilaxia pós-exposição (PeP) voltada para situações específicas, em que pode ocorrer a transmissão da doença.
“O diagnóstico e tratamento das pessoas com infecções sexualmente transmissíveis e hepatites virais é prioridade no sentido de alcance dessas pessoas em situação de diagnóstico para o tratamento. E um ponto muito importante que não podemos deixar de citar é o uso de preservativo masculino ou feminino nas práticas sexuais. Esses são alguns métodos, algumas formas de se promover a prevenção contra as hepatites virais”, pontua a coordenadora do SAE/CTA, Katiane Chaves.
Além disso, entre outras formas de prevenção está a vacina Anti-HBV; a transfusão de sangue feita de forma segura com certificado pelo Hemocentro de Marabá; evitar o contato com sangue infectado; e não compartilhar objetos cortantes, injetáveis e de uso pessoal, como alicates, escovas de dente, lâminas de barbear e outros.
O órgão também é uma unidade dispensadora de medicamentos para as pessoas que fazem tratamento das Hepatites B e C.
A Hepatite B é uma inflamação e destruição de hepatócitos (células encontradas no fígado) e pode ser causada por microorganismos, substâncias químicas ou mecanismos imunológicos. Os sintomas são cansaço generalizado, falta de apetite, náuseas, desconforto abdominal, icterícia na pele e esclerótica (globo ocular), urina escura e outros sintomas.
Já a Hepatite C é uma doença causada pelo vírus HCV, que ataca o fígado de forma lenta e quase sempre sem sintomas. Com o passar do tempo pode evoluir para uma cirrose e câncer de fígado. Na maior parte dos casos, os sintomas aparecem quando os danos no fígado já estão em estágio avançado. Podem ocorrer cansaço, falta de apetite, enjoo, vômito, urina escura, pele e olhos amarelos e fezes esbranquiçadas.
Programação
A programação inicia já no 1º de julho, no Cine Marrocos, a partir das 8h da manhã, com a apresentação dos dados referentes às hepatites virais no município, palestras, vacinação contra a Hepatite B para o público em geral.
Nos dias 2 e 9 de julho, acontecem ações na Praia do Tucunaré com realização de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais e distribuição de preservativos. O horário será das 8h às 17h.
No dia 11, a programação inicia nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O primeiro posto de saúde será o Carlos Barreto, em Morada Nova, das 18h às 22 horas com realização de testes rápidos e distribuição de preservativos. A programação segue no dia 12 na UBS Amadeu Vivacqua, em São Félix; dia 13 na UBS Enfermeira Zezinha, na Folha 23, Nova Marabá; dia 14 na UBS Jaime Pinto, no bairro Belo Horizonte, Cidade Nova, e dia 15 na UBS Laranjeiras, bairro de mesmo nome, Cidade Nova. Sempre com os mesmos serviços e no horário das 18h às 22h.
Nos dias 16, 23 e 30 de julho, a programação volta à Praia do Tucunaré, das 8h às 17h.
Já no dia 28 de julho acontece a capacitação “Cuidados Necessários para a Prevenção às Hepatites Virais”, voltada para profissionais como manicures, tatuadores e esteticistas. A capacitação acontecerá no auditório da Unama localizado no Partage Shopping, das 8 às 11 horas. Além de palestras, os participantes receberão certificado.
Link para inscrição na capacitação: https://bit.ly/3bg8dhU
Texto: Ronaldo Palheta
Foto: Arquivo