A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), promove a Campanha Julho Amarelo, voltada ao combate e a prevenção das hepatites virais. A abertura será oficialmente nesta quarta-feira, 2 de julho, na Faculdade de Ciências Médicas do Pará (Facimpa), na Folha 32, Nova Marabá, a partir das 8h. A programação inclui palestras, vacinação e testagem rápida para a população.

A abertura tem como público-alvo prioritário profissionais da saúde, comunidade LGBTQIA+, manicures, tatuadores, mas inclui público em geral. A coordenadora do SAE/CTA, Kelsilene Brito Rodrigues, explica que o evento contará com três momentos de palestra, incluindo a participação do médico infectologista Dr. Harbi Othman, além da aplicação de vacinas contra hepatites e testagem rápida.

“Vamos abordar o que são as hepatites virais, seus tipos, formas de contágio, tratamento e também onde a população pode ter acesso às vacinas. A ideia é ampliar a conscientização e incentivar a testagem, uma vez que essas doenças são silenciosas e muitas vezes não apresentam sintomas”, destaca Kelsilene.

A coordenadora também informa que foram mobilizados servidores da Saúde de diversas áreas, com apoio da Direção de Atenção Básica, Média e Alta Complexidade, além do 11º Centro Regional de Saúde da SESPA.

Programação segue aos finais de semana

Ao longo do mês, a campanha continuará com ações itinerantes realizadas aos sábados e domingos em diversos pontos da cidade, com atividades educativas, testagem rápida e, possivelmente, vacinação. A primeira ação confirmada será no sábado, dia 5 de julho, no Partage Shopping. A programação completa ainda está sendo finalizada, mas irá contemplar diferentes núcleos do município, como São Félix e Morada Nova.

“As hepatites virais são transmitidas não apenas por relações sexuais, mas também por contato com sangue e outros fluidos corporais. Por isso, é fundamental que a população participe das ações, especialmente por se tratar de doenças que muitas vezes não apresentam sintomas”, reforça Kelsilene.

A campanha Julho Amarelo tem como objetivo principal alertar para a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento precoce das hepatites, contribuindo para a redução dos casos e o controle da doença no município.

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos
: Paulo Sérgio