CULTURA: 10 DIAS DE MUITA CULTURA, LITERATURA E CONHECIMENTO NA FEIRA DO LIVRO EM MARABA
30 expositores e mais de 10 mil títulos além de atrações musicais e bate papo com autores vão seguir até dia 6 de maio alavancando a cultura da nossa região.
A cerimônia de abertura do salão do livro em Marabá foi recheada de muitas atrações, como uma apresentação de dança dos índios Gavião e da banda Mundo Mambo. Professores, escritores, estudantes e autoridades políticas acompanharam o evento que aconteceu no anfiteatro do Centro de Convenções Carajás.
Para o vice prefeito de Marabá Toni Cunha o salão do livro pode ser um marco para que possamos melhorar cada vez mais nossa sociedade e melhorar o país. O deputado estadual Marcio Miranda estava encantado com a grandiosidade do evento e analisa que se ver um contraste com o que o país vive, um país de violência, de tristeza, de ignorância, e aqui não, vimos um espaço de alegria, de cultura, de tranqüilidade, um lugar de paz. Fez também um convite a população para prestigiar o evento e entrar nos sonhos de outras pessoas, que são os autores, e finalizou dizendo que a leitura te leva para o caminho do bem.
Para o deputado estadual João Chamon sintetizou em poucas palavras o momento de abertura do salão do livro, para ele ler faz bem, e elogiou a parceria do governo do Estado com o município pela realização do evento.
O secretário de educação Luciano Lopes Dias lembrou da escritora Cora Coralina quando ela diz da importância do livro para o desenvolvimento intelectual do individuo e destacou o Credlivro em que quase 2 mil professores terão direito a um bônus de R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais) para aquisição de livros durante a feira.
Prefeito Sebastião Miranda lembrou das antigas feiras do livro que eram realizadas em Marabá no interior das escolas, e hoje sendo realizada em um espaço melhor estruturado. Tião Miranda informou também que o Salão do livro em Marabá já está na agenda de eventos do município e que será realizado todos os anos. Tião finalizou pedindo a população que compareça, principalmente estudantes, professores e que os pais possam vir e comprar um livro para presentear o filho.
O escritor marabaense João Brasil Monteiro que está com 98 anos, é o grande homenageado da feira, na noite de ontem foi ovacionado pelos presentes, momento também de muita emoção para a família do escritor.
O Salão do livro em Marabá segue até o dia 6 de maio no centro de Convenções Carajas, aberto de 09h as 22h.
Veja aqui a programação completa: FEIRA LIVRO
Fotos: SECOM/PMM – Agência Pará Fotógrafos: Elza Lima – Ascom Secult / Paulo Sérgio – Secom/Pmm Texto: Vitor Haor/Secom-PMM