Casa da Cultura: Cantata na Árvore de Natal gigante encanta populares na entrada da Marabá Pioneira
Uma celebração com muita luz, música, diversão e emoção marcou a noite de centenas de pessoas na sexta-feira, 20, sob a imensa árvore de Natal, montada na via de acesso a Marabá Pioneira. Os familiares e amigos que prestigiaram cada momento do evento acompanharam também a tão esperada vinda do Papai Noel.
A Cantata de Natal idealizada pela Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) já faz parte do calendário oficial das festas de fim de ano na cidade. O evento teve início às 19h, iluminado pelas luzes da gigantesca árvore e os convidados recebidos por músicas natalinas e populares, bem ao gosto do público.
Nilson Aires e Ramiza Menezes estiveram no local para prestigiar o evento e acompanhar a apresentação do filho que faz parte da Banda Municipal de Marabá há mais de sete anos. Para ele, um projeto que mudou para melhor a vida do filho.
“Meu filho faz parte da banda desde os cinco anos, acompanho sempre este evento e só tenho a agradecer, pois a música mudou a vida do meu filho”, conta Nilson Aires.
Ramiza Menezes diz que é um projeto que deve se expandir cada vez mais e alcançar mais pessoas. “Eu gosto muito e este é o segundo ano que participo e a música muda a vida das pessoas e este evento tem que continuar, é tudo lindo, parabéns!”, agradece.
A programação contou com variadas apresentações dos alunos da Escola de Música Moisés Araújo, Banda Maestro Waldemar Henrique e Banda Municipal de Marabá, do Coral da Fundação Casa da Cultura de Marabá; as meninas do pandeiro e muitas músicas, queima de fogos de artifícios e a tão esperada chegada do Papai Noel e Mamãe Noel e seus Duendes.
O ator marabaense Evandro Rodrigues representou o nosso Papai Noel e deixou uma mensagem às famílias marabaenses.
“Que neste Natal o menino Jesus traga muita saúde e muita paz, que o espírito verdadeiro natalino reine em cada lar, que Jesus seja o principal convidado nesta festa e que traga muita alegria. É o que desejo para toda família em Marabá”.
A professora Alcinara Jadão participa de todas as Cantatas e emociona-se com as apresentações dos alunos em suas apresentações.
“É maravilhoso ver tantas pessoas reunidas para celebrar o Natal. A música tem o poder de unir as pessoas e transmitir mensagens de amor e esperança. Estou muito feliz, pois vejo a inclusão de uma sociedade e quando vejo muitos alunos tocando instrumentos é belíssimo e sinto-me prestigiada acompanhando um evento tão lindo como esse”, declara.
Os participantes saíram inspirados e emocionados, reforçando a importância dos laços familiares com a música e com os laços natalinos durante essa época do ano. A cantata não apenas celebrou o nascimento de Jesus, mas também promoveu a solidariedade entre os presentes.
“É uma realização imensurável, um impacto social na vida dos jovens muito grande e temos todo um protocolo de atendimento a esses jovens, que inclui alimentação atendimento psicossocial e uniformes padronizados para ninguém se sentir menor que o outro, são camisetas iguais e uniforme completo para que eles se apresentem bem e não se sintam inferiorizados. Valorizar esses jovens é um verdadeiro projeto de transformação, queremos que continuem e que tenham um alcance cada vez maior. Hoje são mais de 5 mil crianças envolvidas em projetos de capoeira, dança, música, canto e temos lutado muito para que nossos jovens tenham oportunidade de mostrar à sociedade o que estamos fazendo de verdade”, destaca Vanda Américo, presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá e vereadora licenciada.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sara Lopes