Cultura: Equatorial Energia firma patrocínio com Liga Cultural de Marabá para 37º Festejo Junino
Durante cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira, 14, reuniram-se dezenas de representantes de grupos juninos de Marabá, lideranças políticas e produtores culturais, no auditório da Equatorial Energia, para assinatura do termo de patrocínio da empresa direcionado à Liga Cultural de Marabá (Licmab).
Este é o terceiro ano consecutivo que a empresa será a patrocinadora oficial do Festejo Junino de Marabá, que realiza sua 37ª edição neste ano de 2024, no período de 22 a 30 de junho. O festejo será na praça de esportes do Bairro Santa Rosa, à altura da Colônia Z-30, na Orla Sebastião Miranda. A empresa investe R$ 569.000.00, por meio da Lei Semear, para que a Licmab subsidie financeiramente os 38 grupos culturais filiados que se apresentarão no evento.
“A Equatorial se sente muito feliz. No terceiro ano consecutivo faz esse patrocínio. É muito importante para a gente porque fomenta a cultura dentro do município, fomenta a economia, são empregos diretos e indiretos que geram nesse período. A gente sabe que essa festa é grandiosa não só dentro do município, vem pessoas de fora, então é muito importante para nós e para quem faz a cultura regional”, justifica Cecília Cavalcante, Consultora da Empresa Equatorial.
A festa junina de Marabá, declarada Patrimônio de Natureza Imaterial do Estado do Pará e do município de Marabá, recebeu patrocínio da Equatorial Energia em 2022 e 2023, beneficiando cerca de 2.500 produtores culturais, membros dos grupos e coletivos culturais. O patrocínio permitiu o pagamento de cachê para 29 grupos culturais, sendo: cinco grupos de bois bumbás, oito juninas mirins, sete juninas adultas do Grupo B e nove juninas adultas do Grupo A.
O resultado da parceria é o aumento da estrutura e da participação de mais grupos juninos em Marabá que têm brincantes de todos os bairros da cidade. Em sua 37ª edição, haverá 11 apresentações de juninas mirins, além de 23 apresentações adultas, sendo 20 juninas divididas entre Grupo A, Grupo B e sete Bois-Bumbás da cidade.
Para Siba Silva, presidente da LICMAB, o patrocínio torna o evento um grande espetáculo, um dos maiores festejos juninos do estado.
“A expectativa é muito grande e hoje é um momento de agradecimento por este convênio. Já são três anos consecutivos que essa conceituada empresa patrocina o Festejo Junino em Marabá e para nós é motivo de alegria, porque os grupos só se fortalecem com esse convênio. E o que nós vamos mostrar na arena é coisa de primeiro mundo e com esse convênio da Equatorial, junto com a ajuda da Prefeitura, é de suma importância”, destaca Siba Silva.
A abertura do 37º Festejo Junino em Marabá será no dia 22, sábado, a partir das 19:30h com concentração dos grupos na Praça Duque de Caxias, Marabá Pioneira, onde sairão em cortejo pela Orla Sebastião Miranda até a Arena Junina no bairro de Santa Rosa.
“É um momento importante essa assinatura do patrocínio da empresa Equatorial Junto à Liga Cultural de Marabá, através do governo do Estado, Fundação Cultural do Pará e Lei Semear. É o que vem fortalecendo ainda mais essa manifestação da cultura popular no município. Hoje nós possuímos, provavelmente, um dos maiores festeiros de juninos no interior da Amazônia e esse fomento é importante para que os grupos culturais do município, possam sempre melhorar suas apresentações. Essa consolidação pode ser observada também através do reconhecimento do Estado e do Município que transformaram essa manifestação em patrimônio cultural de natureza imaterial”, pontua Genival Crescêncio, secretário municipal de Cultura.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio