Cultura: Explode Coração intensifica ensaios para Festejo Junino 2019
Com a aproximação do 34º Festejo Junino de Marabá, previsto para os dias 22 a 29 de junho, o clima de festa junina começa a se espalhar pela cidade. Esse ano o evento, oficialmente realizado pela prefeitura de Marabá, através da Secretaria de Cultura (Secult), terá a despedida da Explode Coração, um dos grupos juninos mais tradicionais da cidade.
Para mostrar um belo espetáculo, o grupo tem reforçado a quantidade de ensaios nesse último mês, chegando a ocorrer até 4 vezes por semana. Cláudio Yaguara, presidente da Explode Coração e da Liga Cultural de Marabá, conta que a expectativa é de fazer uma apresentação para ficar na história dos festejos marabaenses.
“Queremos fazer uma despedida grandiosa, pomposa e bem ensaiada. Estamos trazendo um tema em homenagem a própria Junina, de quanto mudamos a cara do festejo junino regional no Estado do Pará, somos bicampeões paraenses, então realmente queremos nos despedir em grande estilo”, comenta Cláudio.
A Explode é bicampeã paraense e já levou o nome da cidade ao campeonato nacional por duas vezes. Iara Lopes é a atual Rainha Nacional do Festejo Junino. “Foi a primeira vez que o Pará ganhou um concurso desse nível fora de casa, sinto muito orgulho por levar o nome da minha quadrilha e da minha cidade. Uma quadrilha do interior do Estado conhecida nacionalmente, é maravilhoso”, comenta Iara, afirmando que sente na pele a pressão pelo título conquistado em 2018. “Não vou mentir, quando falam que sou a melhor do Brasil esperam um espetáculo grandioso”.
O tema desse ano será “Vermelho na Batida do Meu Coração”, uma homenagem às quadrilhas nos 20 anos de duração do grupo como explica Anderson Sousa, produtor da Explode Coração. “Contaremos uma história bem interessante, uma história de amor, aonde fazemos ligação direta com a quadrilha que é o vermelho do coração, da intensidade da paixão de ser Explode Coração. Já reli o projeto algumas vezes, normalmente a gente chora. Estamos fazendo releituras de algumas músicas e estamos prontos para encantar e emocionar o público mais uma vez”, contou.
A Explode Coração já foi campeã 12 vezes do Festejo Junino de Marabá. Com duas décadas, é o segundo grupo mais antigo da cidade. O primeiro é a Fogo no Rabo com 30 anos. Foram duas vezes campeões estaduais. Contam com 48 dançarinos, divididos em 24 pares, além de três pessoas do teatro e mais uma equipe de 15 pessoas entre coreógrafo, produtor, entre outras funções.
Claúdio Yaguara explica que a decisão de encerrar as atividades se deu por conta do intenso trabalho que a Explode requer durante nove meses do ano. Entre planejamento, discussão, coordenação, figurino, coreografia e temática. “Acaba que deixamos nossa vida pessoal de lado. Então realmente não estamos nos despedindo com tristeza, queremos fazer uma festa a altura”, argumenta.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos