Cultura: Junina “Sereia da Noite” vai levar mensagens alusivas à preservação ambiental
Com 16 anos em atividade, a agremiação junina “Sereia da Noite”, do bairro Santa Rosa, está a todo vapor e promete encantar o público com a temática “O nosso bem maior é a natureza”, retratando mensagens de conscientização a respeito do meio ambiente. A junina está atualmente no grupo A e conta com 16 pares, além da marcadora. A presidente Odília Mourão conta que o tema surgiu a partir do marido, enquanto se pensava no que poderia ser abordado este ano.
“Quando estávamos planejando e alinhando, meu esposo deu a ideia de falar sobre isso, já que estamos prestes a ter a Cop-30 e então resolvemos desenvolver. A nossa ideia é conscientizar o público de que precisamos da natureza e sem ela não somos nada. Vamos trazer as plantas, os rios, os indígenas e garanto que está tudo lindo”, afirma Odília. Para ela, estar à frente da junina pode até ser um pouco árduo, mas gera gratidão quando o resultado é visto.
“É um trabalho árduo que vai desde a costura e vários outros detalhes que nós mesmos produzimos, mas é muito gratificante e ver o resultado na Arena é emocionante”, reitera.
Integrantes na “Sereia da Noite” desde 2017, Laviniê Guimarães e Izaide Costa serão um dos pares a representar os girassóis na temática. O casal revela estar feliz em levar uma mensagem que pode despertar o público a preservar mais a natureza.
“Este ano queremos surpreender todo mundo com o nosso tema que está bem lindo e tem muita surpresa”, comenta Izaide.
“Nós já conseguimos ver a resposta à natureza diante da ação do homem, como no Rio Grande do Sul, por exemplo, e é por isso que queremos trazer a conscientização em geral em relação ao meio ambiente”, aborda o dançarino.
A junina também está com alguns novos integrantes e um deles é Eliano Torres, 23 anos, que também é componente na batucada do Boi-Bumbá Brilho da Noite, do Km 7. O jovem conta que se surpreendeu consigo mesmo, pois não imaginava tamanha paixão que sentiria pela dança.
“Na verdade eu nem queria, mas por influência da minha irmã, eu acabei aceitando, apaixonei pela junina e não saio mais. Vou fazer o que eu gosto lá no Brilho da Noite e aqui, igualmente, mesclando culturas diferentes. Tudo que envolve dança eu quero estar no meio”, expõe.
O grupo
Nascida em 2008, a Junina “Sereia da Noite” começou sendo Mirim, com o nome de “Pequena Sereia”. Logo teve destaque e recebeu convites para participações especiais no Festejo Junino. Em 2017, a junina passou a ser adulta e passou a integrar o Grupo B, sendo campeã e subindo para o Grupo A.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Paulo Sérgio Santos