Na manhã de quarta-feira, 18, cerca de 40 crianças da Escola Municipal José Mendonça Vergolino, além de pais e professores, estiveram no Museu Municipal Francisco Coelho para apreciar uma apresentação da Orquestra de Flauta Doce, da extensão EMEF Pedro Peres Fontenelle e encenação do presépio vivo realizada pela Cia de Artes, ambas da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM).

A programação faz parte da agenda de Natal que o museu tem em parceria com a FCCM, que também conta com a Cantata Natalina, que será realizada hoje,19, às 19h, em frente ao museu.

A apresentação do presépio vivo aconteceu na escadaria do museu e as crianças assistiram empolgadas à apresentação. O diretor do Museu Municipal Francisco Coelho, Wellington Mota, conta que o presépio vivo direcionado tanto para as crianças da Flauta Doce quanto para as crianças do José Mendonça Vergolino, agradou bastante.

Wellington Mota, diretor do Museu Municipal Francisco Coelho

“É um momento bem interessante porque trazemos esse espírito natalino e demonstra a evolução do museu, a dinâmica que o museu tem nesse período, faz parte da nossa história e da nossa cultura. A gente fez um momento bem bonito, para trazer essa perspectiva de que o Natal não é só o Papai Noel, também tem essa questão do nascimento de Jesus, do período do Natal”, explica.

O professor de música da FCCM, Márcio Brito, afirma que a apresentação da flauta doce serviu para que os alunos pudessem ter esse olhar musical.

Márcio Brito, professor de música da FCCM

“A música é uma ferramenta poderosa na vida do ser humano. As crianças tocando nesse momento, é muito bom para a carreira musical”.

Sobre a apresentação do presépio, ele ressalta que as crianças puderam entender mais sobre o nascimento de Jesus. “Eu acredito que eles tiveram um olhar bem holístico em relação ao Presépio, no qual a apresentação faz a analogia ao nascimento de Jesus. Para eles estarem tocando na cantata de Natal e ao mesmo tempo assistir esse presépio foi um momento bem marcante na vida deles”.

Michel Souza, aluno do curso de flauta doce há três anos, disse que gostou muito de apresentar-se no museu.

“Hoje veio minha amiga para se apresentar, nós tocamos músicas de Natal e foi muito bom. As pessoas recebem a gente muito bem e hoje foi bom eu tocar aqui. Já nos apresentamos muitas vezes. Duas vezes aqui no museu, em show de talento na escola e em outros lugares”, enumera.

A partir das 19h, o Museu Francisco Coelho recebe a cantata de Natal com palco montado na frente do prédio, na Praça Duque de Caxias e contará com apresentações de músicos da Fundação Casa da Cultura de Marabá, orquestra, concerto de flautas e duas apresentações de teatro, além da presença do Papai Noel.

Texto: Fabiana Alves
Fotos: Wellen Cristina, sob supervisão da repórter