Casa da Cultura: Encerramento das atividades na Praça da Juventude conta com apresentação do Recital Nossas Raízes
Dezenas de crianças, adolescentes e adultos, participaram na manhã desta quarta-feira, 12, do Recital Nossas Raízes, evento de encerramento das atividades culturais e esportivas dos cursos oferecidos pela Praça da Juventude, extensão da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM). A celebração contou com grande participação de familiares dos alunos e convidados em geral.
De acordo com a Jornalista Belém Meira, Diretora da Praça da Juventude, este é o momento de mostrar o resultado dos cursos e oficinas realizadas durante todo o ano de 2024.
“A intenção foi trabalhar ritmos ao longo do ano para promover a integração entre as diversas manifestações artísticas, com foco nas danças e músicas tradicionais paraenses, como o carimbó, xote bragantino e ainda o forró. Os professores puderam mostrar o valor da cultura regional e fomentar o senso de pertencimento dos seus alunos”, explica.
Com cerca de 800 alunos atendidos no ano 2024, a Praça da Juventude conta com o apoio de sua sede, FCCM. Entre os alunos está o senhor Graciliano Ramos, que participou do curso de violão e trouxe a esposa que passava por um delicado problema de saúde, para que a música pudesse ajudá-la na recuperação.
“Vim participar desse Curso de Violão porque a minha esposa estava com um quadro de depressão agravado. E aqui no projeto tem atendimento do psicólogo, um atendimento social. Viemos para cá, para um projeto brilhante que atende toda a comunidade, não só do Km 07 como também do Bairro Araguaia, e essa decisão influenciou muito na melhora de nossa qualidade de vida”, disse Graciliano Ramos.
O Recital Nossas Raízes realizado em dois turnos, manhã e tarde, conta com a participação dos professores e apresentação dos alunos de diversos cursos como violão, flauta doce, danças regionais diversas e apresentações teatrais.
Fundada em 2019 pela Fundação Casa da Cultura de Marabá, a Praça da Juventude oferece um ambiente seguro e acolhedor para que crianças e adolescentes do bairro KM 7 e de bairros próximos tenham a oportunidade de desenvolver suas habilidades, talentos e potencialidades. Estas atividades contribuem para a formação de cidadãos críticos, criativos e atuantes na sociedade.
“É um momento de agradecer à Prefeitura Municipal, à Fundação, pela oportunidade de estarmos à frente nesse momento, em um projeto que contempla mais de mil crianças que estudam. Quem estuda pela manhã, vem à tarde, em um contraturno que dá super certo. A gente vê a participação das crianças e da comunidade. A gente viu uma apresentação de qualidade, professores de primeiríssima qualidade então é muita satisfação e aquilo que a gente falou antes, que esses projetos consolidados eles não são projetos de governo e sim políticas públicas”, destaca Wânia Gomes, presidente da FCCM.
O Projeto também oferece atendimento psicossocial por meio de Assistente Social e Psicólogo. Atualmente a Praça da Juventude atende cerca de 800 alunos divididos em 11 modalidades de música, dança, esporte e teatro.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Nathália Costa