Cultura: Semana da Consciência Negra é marcada com programação especial na Biblioteca Municipal
Nesta semana, em que acontece o Dia da Consciência Negra (20), a Biblioteca Municipal Orlando Lobo terá uma programação especial voltada para o tema. Durante a segunda-feira (18) já foi realizada uma Oficina de Turbante, realizada pela Idealizadora do Movimento Negritude Marabá, Samira Prata. Também foi o início da Exposição Turbantes Afros.
Nesta terça (19) foi à vez de abordarem o tema “Negra Maravilha: Mulher Lendária”, que contou com a participação de artista da região como Gabi Silva, Mestre Zequinha e Fidelainy Sousa, além de alunos da Escola Globo. “A Negra Maravilha era uma mulher que comandava os quilombos de Marabá, logo no princípio da cidade, aqui no Bairro Cabelo Seco, e é uma mulher que não recebeu a devida importância histórica que merece”, comenta Evilângela Lima, coordenadora da Biblioteca.
Na quinta-feira (21), haverá uma roda de capoeira, na Praça São Félix, às 19 horas. A apresentação ficará por conta do Grupo Raízes do Brasil, Centro Cultural de Capoeira. “É um grupo tradicional que participará e levando isso ao público. Uma oportunidade para quem não conhece.”, disse a coordenadora.
No encerramento nesta sexta-feira (22), haverá outra roda de conversa com o escritor Charles Trocate. O encontro está marcado para às 19h30. “Vamos encerrar a semana com essa conversa com o escritor, artista, poeta e ativista Charles Trocate, que vive muito essas questões sociais do nosso Brasil contemporâneo e estará trazendo essa fala que creio que será importantíssima e nos levará a refletir sobre o tema”, completa Evilângela.
Além disso, a sexta-feira terá a Hora do Conto, com contação de histórias para adultos e crianças no período da manhã, iniciando às 9 horas, e a tarde, com início às 15 horas. O tema será Histórias da Negritude e serão apresentados por Jacqueline, Cynthia Rabelo, Eliane Soares, Trupe Conto e Reconto, Regia Simone e Magnólia Campello e a Companhia de Artes da Fundação Casa da Cultura de Marabá.
Ao longo de toda semana a Biblioteca está decorada com máscaras e painéis que foram cedidos pela Estação Conhecimento de Marabá.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Divulgação