Cultura: “Trupe Paneiro de Histórias” leva mundo mágico às crianças na Festa Literária
A tarde de quinta-feira (26), na programação da Festa Literária, foi encantadora para as crianças que estiveram no Centro de Convenções “Leonildo Borges Rocha”. No Espaço Imaginário Infantil, a pedida foi a contação de história com o grupo Marabá Leitora da Semed (Secretaria Municipal de Educação). Já no auditório Multivozes, a Literatura feita por mulheres ganhou voz na roda de conversa, e ainda apresentações artísticas de balé (Sesc), banda de percussão e carimbó.
A atividade infantil deixou mais de 50 alunos que vieram de longe, município de Nova Ipixuna, boquiabertos, ao ouvir as histórias de onze professoras que fazem parte da Trupe Paneiro de Histórias. A Escola “Antônio Coelho”, daquela cidade, distante cerca de 50 km de Marabá, levou estudantes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental para prestigiar a Festa Literária.
A professora Marluce Caetano, coordenadora do grupo Marabá Leitora, afirmou que a Trupe Paneiro de Histórias não poderia ficar de fora dessa atração, uma vez que, incentiva a literatura. “É muito importante ler e interpretar, além de ter o deleite da leitura em suas mãos’, destacou.
Desta vez o projeto conta com a colaboração da Unifesspa (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará), por meio da professora doutora Eliane Soares. “Nossa população anda muito amedrontada pela violência, então resolver levar, por meio das contações de histórias, os temas amizade, respeito, gratidão, amor e fé. Toda história faz com que as crianças reflitam melhor e compreendam os valores que estão sendo deixados de trabalhar em casa e na escola”, sublinhou.
A pequena Ana Sofia Bandeira Souza, de 8 anos, da Escola “Antônio Coelho” de Nova Ipixuna estava com os olhinhos brilhando de emoção ao assistir a apresentação. “Eu estou achando muito bom porque aqui tem muita leitura e contação de histórias de todas essas mulheres. Aprendi muita coisa hoje, eu vou chegar contando para meu pai e irmão que várias mulheres contaram histórias. Eu gosto muito de ler livro, meu pai comprou o Diário do Banana, já estou terminando de ler, porque é muito bom ler”, expressou Ana Sofia.
Quem também está encantada com a Festa Literária é a professora Nazaré Russi. “Para mim é gratificante e ao mesmo tempo maravilhoso participar desse evento. Muito importante a gente trazer para as crianças a magia do livro e das histórias, para que o mundo delas fique mais encantado, e mais cheio de magia. A gente se sente muito feliz por tirar os livros que estão nas prateleiras e dar vida contando as histórias”, retratou.
Em outro espaço da Festa Literária, em um estande de venda de livros, a estudante Aleyna Lima, de 17 anos, estava pela primeira no local. Para ela, que comprou livros de literatura infanto-juvenil e de cursos de enfermagem, ter tanto livro à disposição e mais a vasta programação cultural é algo novo para a cidade. “Estava precisando desse momento para termos essa gama de livros. Eu gosto muito de ler”, confidenciou.
O leitor acompanha a programação da Festa Literária, que vai até domingo, dia 29, aqui PROGRAMAÇÃO GERAL – 1ª FESTA LITERÁRIA DE MARABÁ
Texto: Emilly Coelho
Fotos: Sérgio Silva