Seaspac: Departamento de Emprego e Renda inicia Curso de Chapeiro e Atendente
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) de Marabá, por meio do Departamento de Emprego e Renda, promoveu pela primeira vez, o curso de chapeiro e atendente, capacitando moradores do Bairro Nossa Senhora Aparecida, no Instituto Cultural Boi-Bumbá Senador. O curso ensinou na preparação de hambúrgueres artesanais e técnicas de atendimento ao público, com duração de 40 horas, divididas entre aulas teóricas e práticas.



Segundo Derace Muriel, diretora do Departamento de Emprego e Renda, o curso promete abrir novas oportunidades para os participantes, tanto no mercado formal quanto na criação de próprios negócios.
“O curso de chapeiro é uma novidade e reflete as demandas do mercado atual. Estamos com 32 cursos já oferecidos para a comunidade de Marabá este ano, e o curso de chapeiro é inédito, focando na produção de hambúrgueres artesanais, que estão em alta. Além disso, o curso ensina o aluno a lidar com o atendimento ao público, algo fundamental para o sucesso em qualquer empreendimento. Mais de mil pessoas já participaram dos nossos cursos em 2024, e temos mais programados até o final do ano”, ressalta Derace.

A chef Kátia Santis, responsável pelas aulas, explica que o curso aborda desde a forma correta de atender clientes até técnicas especializadas na produção de hambúrgueres. “Saber atender bem é tão importante quanto a qualidade do produto, pois garante que o cliente volte. Na parte prática, vamos ensinar os alunos a dominar técnicas de gastronomia essenciais para a área”, afirma.

Maria do Socorro, de 56 anos, uma das participantes, destaca a importância dessa formação para a geração de renda. “Participei de outros cursos, como o de Cozinha Paraense, e aprendi a fazer pratos que já me ajudam financeiramente. O curso de chapeiro vai ser mais uma oportunidade para trabalhar em casa e expandir minhas opções”, compartilha.

Desde 2018, o Departamento de Emprego e Renda oferece cursos profissionalizantes gratuitos, voltados para a inclusão social e econômica de pessoas em situação de vulnerabilidade. Além do curso de chapeiro, a Seaspac já ofereceu capacitações em áreas como bolos artísticos, barbeiro, panificação e compotas. As inscrições para novos cursos estão disponíveis no Instagram do departamento (@departamentodegeracaodeemprego).






Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Patrícia Pereira sob supervisão do repórter