Defesa Civil: Brigadistas traçam estratégias para o combate às queimadas
Com a chegada do mês de julho, começa também o registro de focos de queimadas na área urbana. Nesse sentido, a equipe de brigadistas da Defesa Municipal de Marabá trabalha na montagem de estratégias para a atuação no trabalho de prevenção e combate a incêndios e na conscientização da população para evitar a prática de queimadas.
Na manhã desta quinta-feira, 4, a equipe se reuniu para a avaliação dos trabalhos realizados no ano passado e para preparar a estrutura de ação para 2024. Atualmente, as equipes contam com suporte completo e equipamentos para o atendimento às chamadas.
“Criamos um novo ciclo de trabalho e novas estratégias de ação. A Brigada de Combate a Incêndio da Defesa Civil é um projeto sugerido pelo Ministério Público Estadual e que tem apoio de diversos órgãos como o Exército, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Meio Ambiente, Serviço de Saneamento, Secretaria de Obras e outros colaboradores”, explica Marcos Andrade, diretor da Defesa Civil.
A equipe é composta por 15 brigadistas e dez servidores de apoio e está subordinada à Defesa Civil e ao Gabinete do Prefeito. Neste ano, a equipe conta com o auxílio de duas viaturas, um caminhão pipa com motoristas capacitados e todos os equipamentos para atuar nas ações de combate a queimadas em área urbana.
Marcos Andrade lembra que os brigadistas trabalham em apoio ao Corpo de Bombeiros e também irão atuar nas ações de orientação e fiscalização junto aos donos de embarcações para uso dos itens de segurança e conscientização dos banhistas no período de veraneio em Marabá.
“A equipe passou por treinamento junto ao Exército e Corpo de Bombeiros. Já trabalhamos na parte de conscientização junto à população no veraneio na verificação dos barcos com salva-vidas e outros itens de segurança, pois atuaremos também na segurança das banhistas e dos demais trabalhadores”, reitera.
Para acionar a equipe de Brigadistas da Defesa Civil, a população deve ligar para o número 193, que é uma ligação direta para o 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar em Marabá. No ano passado, foram realizadas 189 ações de combate a focos de incêndio.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sara Lopes