Defesa Civil: Equipe atuou no combate a 97 focos de incêndio de julho até início de setembro
De acordo com dados da Brigada de Incêndio da Defesa Civil de Marabá, desde julho foram registrados 97 focos de incêndio no município, sendo 28 de pequena proporção, 23 de média e 38 de grande proporção. As altas temperaturas combinadas com a falta de chuva e a vegetação seca formam um ambiente propício para o surgimento de focos que, em sua maioria, são causados pelo ser humano.
“A Defesa Civil tem atendido todos os chamados e temos feito as vistorias na cidade às 10h, 14h e 16h. A orientação que deixamos é que evitem atear fogo em seus lotes, quintais, nas plantações e para renovação de pasto. O governo do estado já decretou para que não seja ateado fogo nesse período. A saúde pública necessita que a população não ateie fogo por causa da fumaça, que traz problemas de saúde”, ressalta Marlivon Andrade, diretor da Defesa Civil de Marabá.
Entre as zonas vermelhas para focos de incêndio na zona urbana da cidade estão os núcleos Cidade Nova, Nova Marabá e Marabá Pioneira.
A Defesa Civil também atuou no combate aos focos nas comunidade indígenas que ficam no município de Bom Jesus do Tocantins, que registraram ocorrências.
Por outro lado, segundo o órgão, a nuvem de fumaça que tem tomado conta da cidade nos últimos dias é resultado de queimadas em municípios da região.
“Com relação à fumaça aqui na cidade, eu quero dizer que não é oriunda do município de Marabá. Nós estamos com São Geraldo do Araguaia queimando na Serra das Andorinhas, nas fazendas. Há grandes incêndios no município de Rondon. Por isso que em Marabá estamos com essa nuvem de fumaça, mas não são focos daqui”, explica o diretor.
Para os próximos dias estão previstas temperaturas máximas que variam entre 37º e 39º graus e sem chances de chuvas, segundo o site Climatempo. O alerta continua.
O órgão tem atuado em conjunto com o Corpo de Bombeiros nas ocorrências e também em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
A Defesa Civil reforça a importância da população evitar queimadas e reportar imediatamente qualquer foco de incêndio ao Corpo de Bombeiros. A colaboração de todos é fundamental para manter Marabá livre de fumaça e proteger a saúde pública.
Para realizar denúncias de queimadas o número da Defesa Civil é (94) 991737173. Para acionar a equipe de Brigadistas da Defesa Civil, a população deve ligar para o número 193, que é uma ligação direta para o 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar em Marabá.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Artur Constantino e Divulgação Defesa Civil