Desenvolvimento: Prefeito de Marabá participa de assinatura de termo de acordo para ampliação de aciaria no município
Um novo momento para o desenvolvimento industrial em Marabá começou nesta segunda-feira (9), na sede da Sinobras (Siderúrgica Norte Brasil), no distrito industrial do município.
O evento contou com a presença do governador do Estado do Pará, Helder Barbalho; do prefeito de Marabá, Tião Miranda; do presidente do Grupo Aço Cearense, Vilmar Ferreira; do vice-presidente de operações do Grupo Aço Cearense, Ian Corrêa; e do diretor-presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo.
Na ocasião foi assinado um termo de compromisso entre a Mineradora Vale e Sinobras para o desenvolvimento da planta de nova aciaria no município, o que vai garantir a produção de tarugos de aço a partir do ferro gusa. O acordo prevê que o fornecimento da matéria-prima (ferro gusa) para a nova aciaria seja feito pela empresa Tecnored, subsidiária da Vale, em fase de implantação no município. Já a operação da aciaria será feita pela Sinobras.
O tarugo é usado como matéria-prima pelas siderúrgicas no processo de laminação a quente, podendo resultar em vários tipos de produtos, como barras, perfis, fio máquina, vergalhão CA50, entre outros.
“Na verdade são três projetos, estamos trabalhando na criação do polo metalmecânico em Marabá, além da ampliação da Sinobras na produção de novos produtos, temos a Tecnored, subsidiária da Vale, e a nova planta da produção de tarugos através da parceria Vale / Sinobras e esses três empreendimentos vão atrair novos empresas e novas indústrias de verticalização”, informou Ian Corrêa, Vice Presidente da Sinobras.
Pelo acordo assinado, a Vale apoiará o projeto através da emissão de garantias, após a conclusão da engenharia, que viabilizem o financiamento a ser contratado pela Sinobras para instalação da nova aciaria. Já a Sinobras, empreendedor que possui atuação há mais de 15 anos em Marabá, será a responsável pelos estudos de engenharia, pela implantação e operação da planta.
Para o prefeito de Marabá Sebastião Miranda, a execução dos três projetos proporcionará mais investimentos para a região e a possibilidade de abrir novos campos de trabalho para empregar a mão de obra local.
“O mais importante é que tem viabilidade econômica, é uma produção de 250 mil toneladas de ferro gusa com uma nova tecnologia e vão transformar em aço e já tem o comprador que é a Sinobras e é um passo importante para industrializar o minério. E o importante é verticalizar nosso minério e trazer emprego e oportunidade para nossa região”, destacou Sebastião Miranda, Prefeito de Marabá
O projeto de expansão da Sinobras é um investimento de 850 milhões de reais e vai gerar 2,5 mil empregos diretos e mais de 25 mil empregos indiretos. A previsão é que, com a ampliação da siderúrgica, novas empresas se instalem na região para atender as demandas que irão surgir.
A partir da assinatura do termo, a Sinobras irá desenvolver o projeto de engenharia, que deve ser concluído até o fim de 2023. O cronograma de obras detalhado será apresentado a partir da fase de estudos de engenharia.
“Que este seja mais um passo de consolidação do fortalecimento econômico do nosso estado. Parabéns a todos os envolvidos e a certeza que o que couber ao governo do estado fiquem absolutamente certos que nós seremos proativos, seremos ágeis, seremos rápidos na resposta, porque isso é o que há de mais importante para nós e o governo não deve atrapalhar quem quer investir e quem quer desenvolver, e essa é a metodologia que conceitua nossos procedimentos, ainda mais quando se trata de operação sustentável e que prestigie a mão de obra local e que fortaleça a economia paraense”, destacou Helder Barbalho, Governador do Pará.
Outras fotos:
Texto: Victor Haôr
Fotos: Aline Nascimento