Semed: Dia D da Família na Escola integra pais e responsáveis ao cotidiano dos alunos
A manhã do sábado, 11, contou com uma programação bastante diferenciada para pais, demais familiares e alunos das escolas públicas do município. O dia D da Família na Escola promoveu diversas atividades recreativas e culturais, além de lanches e muita festa para a confraternização da comunidade escolar.
Toda a programação foi acompanhada pela Secretaria Municipal de Educação de Marabá (Semed) e realizada em todas as escolas e Núcleos de Educação Infantil (NEI’s) do município tanto da zona urbana quanto da zona rural, num total de 200 escolas e aproximadamente 58 mil alunos.
CMRio
No Colégio sob Supervisão Militar Rio Tocantins (CMRio), na Folha 13, a programação aconteceu na quadra da escola, com demonstração dos projetos desenvolvidos pelos alunos na área da robótica e atividades esportivas. “Hoje é um dia especial. É um momento de trazer a família para dentro da escola para saber o que é oferecido aos seus filhos. No caso do CMRio, temos várias modalidades como o jiu-jítsu, handebol, xadrez e outros. Muitos pais acompanham seus filhos e é o certo acompanhar, o pai ter aquele tempo para acompanhar seus filhos”, disse Harley Alves da Costa, coronel da Polícia Militar e comandante do 4º Batalhão da PM.
Para a professora Gilda Rios, gestora do CMRio, este é o momento de maior aproximação entre os pais e a escola dos filhos. “É de suma importância pois reunimos aqui os pais dos nossos 600 alunos e hoje os pais deram um demonstrativo dessa importância, acompanharam o que os filhos deles estão fazendo aqui, quais os projetos desenvolvidos, a exposição dos alunos, incluindo a participação dos pais na apresentação de projetos”, ressaltou a diretora.
Escola Mário Antônio Alves
Na Escola de tempo integral Mário Antônio Alves da Silva, na Folha 25, a cultura paraense foi a grande atração da manhã, com os alunos realizando diversas apresentações de danças regionais. A pequena Cássia Eller Montel, 10 anos, apresentou, juntamente com os amigos de turma, a tradicional festa do folclore regional, o Boi-bumbá. “É importante ver os pais aqui. Hoje, apresentamos a música do boi e eu gosto muito da brincadeira do boi, é muito importante”, afirmou.
Crislane Rodrigues, diretora da escola, destacou que, além das apresentações culturais, a escola também ofereceu aos pais, exames rápidos de glicemia, aferição de pressão e vacinação, tanto para criança quanto para os adultos, uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
“Acho importante esse envolvimento dos pais, pois é uma parceria que só temos a ganhar, tanto a escola quanto a comunidade, e também se envolver com outras ações pois aqui na escola temos uma ação de saúde, além da programação com as crianças”, afirmou.
NEI Deodoro de Mendonça
Na Marabá Pioneira, o NEI Deodoro de Mendonça, ficou pequeno para tantos pais e familiares que compareceram para prestigiar as atividades dos alunos. Em cada apresentação, os pais não deixavam passar um só momento, com tudo sendo fotografado e filmado. O advogado Manoel Maravilha não perdeu um só momento da apresentação da filha.
“Os pais têm que ter uma participação bem mais efetiva com seus filhos e eu sou o pai e sempre acompanho porque é importante esse acompanhamento e conhecer a escola os professores e estar sempre presente em tudo”, disse.
Cleiton Marinho também acompanhou tudo bem de pertinho. “A importância é acompanhar as nossas crianças e saber inclusive o método de educação, conhecer os professores e conhecer até mesmo a estrutura do prédio. Devemos ficar atentos a tudo que envolve a educação de nossos filhos”, disse.
Liandra Coelho acompanhava o filho Bernardo Davi nas apresentações. “É muito importante porque não é obrigação somente da escola, é de toda a comunidade, os pais, a escola, os professores os tios. É muito importante acompanhar principalmente nesta fase em que a criança está começando a vida escolar”, pontuou.
A diretora do NEI Deodoro de Mendonça, Josiane de Almeida Lima, enfatizou sobre a importância de os pais acompanharem a vida escolar dos filhos em todo momento. “É um momento em que nos reunimos uma vez no ano para esse objetivo e é fundamental acompanhar este processo do desenvolvimento da criança e acompanhar também os projetos que desenvolvemos na escola e do envolvimento das crianças nestas ações da escola”, disse.
Escola Cristo Rei
Na Escola Cristo Rei, localizada no bairro Jardim União, a programação contou com diversas palestras sobre fisioterapia e primeiros socorros, com o projeto Visão de Águia. A escola também teve a apresentação dos alunos com os clubes de karatê, música e balé, que funcionam na escola.
“Contamos com vários parceiros e realizamos uma série de ações que visam beneficiar as famílias. É parceria, é unidade, é contentamento e, ao mesmo tempo, traz novidades de fora para dentro da escola e de dentro da escola para fora. A comunidade colaborou também, quem podia doou, ajudou nas atividades. Um grande momento”, comenta a diretora da Escola Cristo Rei, Gleide Hartuique.
Em um segundo momento, foram realizadas diferentes ações nas salas de aula, com serviços para as crianças e mães, como maquiagem alegórica, tranças e sessão de cinema. A escola também realizou sorteio e doações de cestas básicas, além de brindes para as famílias.
Edelson Carvalho, pai do Pedro Henriques, 12 anos, foi um dos ganhadores dos brindes e celebrou o momento em família. “Comemoração muito importante para as mães nessa data muito especial. Essa interação entre a escola e os pais foi muito boa, muito gratificante participar hoje e ver que é um dia para a família toda. Os pais também estão comparecendo e devem estar presentes na vida dos filhos. Assisti à palestra e participei das atividades de fisioterapia e achei muito proveitoso”, comentou.
Já Raimunda Belizário de Souza é avó da aluna Ana Sofia Lima, de 8 anos, e, entre as atividades, fez uma trança para depois acompanhou as palestras. “É de grande importância para a gente, não só pela comemoração, mas porque você está a par de ver o que está acontecendo na escola. Tem muitas mães, muitas avós, que, às vezes, não tem tempo de vir à escola, de ir ao salão, não tem tempo de ir ao médico. Então, aqui a gente teve acesso a tudo isso”, observou.
Escola Duque de Caxias
Na Escola Duque de Caxias, que fica dentro da Vila Militar Presidente Castelo Branco, os alunos se vestiram de super heróis e prestaram homenagem aos seus familiares. Além disso, lanches foram distribuídos e também foi realizada uma premiação para os três alunos que foram destaques de cada turma.
Uma das vencedoras foi Maria Eduarda dos Santos, 11 anos, aluna do 6º ano. A menina destaca a importância da participação da família para a conquista. “Meus pais me ajudavam nas tarefas. Sempre que eu chegava em casa, eu sempre fazia as tarefas. A gente ficava até de noite, muitas vezes. Não achei que ganharia. Estou achando incrível esse momento de ter minha família aqui na escola passando esse tempo comigo”, enfatizou a aluna.
Para a mãe, Tatiana dos Santos de Carvalho, é motivo de orgulho. “Muito porque depois da pandemia ela estava com dificuldade e esse é o primeiro ano dela nessa nova escola. Hoje, é uma vitória ela sendo aluna de destaque. Bom ver que nossos esforços estão tendo resultado, com o apoio da comunidade escolar”, celebrou.
Já na Escola Maria Ilan Rodrigues Jadão, que começou a funcionar neste ano, foram realizadas ações de saúde, com vacinação e aferição de pressão arterial, além de várias apresentações culturais. “Fizemos parceria com a Secretaria de Saúde e conversamos com a comunidade para que se apresentem, tem pais se apresentando, alunos, pessoas da comunidade. E também apresentamos e expomos os trabalhos deles e os materiais que são utilizados durante as aulas“, explicou o vice-diretor Rogério Marques.
Samara Brasil tem três filhos que estudam na escola, mas levou os cinco para aproveitarem a iniciativa. “Vim vacinar eles e trazer para ver a festa. É importante aproveitar esses momentos. Para nós, ficou muito bom essa escola aqui na nossa comunidade. Ajudou muito. Estamos todos muito felizes”, comentou a mamãe.
Texto: Osvaldo Henriques e Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio Santos e Sara Lopes