Saúde: Bairro Francisco Coelho recebe Dia D de combate à dengue e à leishmaniose
Ação, realizada pela Coordenação de Endemias e Vigilância Ambiental e Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, foi nesta quarta-feira (04), na Orla Encontro dos Rios no bairro Francisco Coelho, na Marabá Pioneira.
O Dia D de Combate à Dengue e à Leishmaniose contou com visitas domiciliares para eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, vacinação de crianças e adultos, vacinação antirrábica de cães e gatos, coleta de sangue para detecção de leishmaniose o orientação à população quanto aos cuidados para prevenir a proliferação do mosquito.
“Junto com o pessoal de endemias realizando a campanha de combate à dengue e leishmaniose desde ontem (quarta), estamos de casa em casa para verificar os focos de mosquito e passando orientações. Nós, do CCZ, estamos coletando sangue de cães a partir de 4 meses e temos também a vacinação antirrábica a partir dos três meses de idade de cães e gatos, que possamos diminuir a leishmaniose e manter zero caso de raiva na cidade”, enfatizou o médico veterinário Flávio Ferreira da Silva, coordenador do CCZ.
A ação contou com a participação de agentes da Defesa Civil do município. No ano passado, 22 casos de dengue foram confirmados em Marabá. No primeiro trimestre deste ano, o Departamento de Endemias já registrou 34 casos de dengue e as ações estão sendo intensificadas junto à comunidade para o combate ao mosquito.
“Inclusive é importante lembrar que esse trabalho hoje aqui, nós estamos contando com a participação da Defesa Civil, pois é uma área ribeirinha e a gente está levando essa informação e orientação às populações para não deixar a água parada evitar os criadouros do Aedes aegypti para a gente evitar que o mosquito da dengue se desenvolva aqui em Marabá”, alertou Amadeu moreira, Coordenador do Departamento de Vigilância Ambiental e Endemias.
No setor de atualização do cartão vacinal, estavam disponíveis doses da vacina meningocócica, pentavalente, DTP, DT (Antitetânica), VIP (contra Paralisia Infantil), Hepatite B, contra HPV em crianças e adolescentes, e pneu monovalente e vacina pneumo 10 (pneumonia, inflamação no ouvido e meningite bacteriana).
A líder comunitária Ana Luiza Rocha elogiou o trabalho conjunto da Secretaria de Saúde. “É importante porque aqui existem muitos cães que são de ruas e sem ser vacinados que podem causar problemas. Ficamos muito felizes com esta ação aqui para nós no bairro e só temos a agradecer”, disse.
Devaldino Gomes Soares trouxe o casal de cães para ser imunizado, aproveitando a ação para tratar da saúde dos pets. “O nosso cãozinho faz parte da nossa família e é bom que ele esteja imunizado porque aí cuidamos da saúde de toda família”, afirma.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Secom