Dia do cego: CAP oferece aulas de alfabetização em braille e mobilidade para 85 alunos em Marabá
Os alunos também dispõem de outras disciplinas que também estão presentes na rede de ensino comum, como artes, matemática, literatura, inglês, biologia e informática
Nesta sexta-feira, 13, é comemorado o Dia Nacional do Deficiente Visual. Em Marabá, o Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP) “Ignácio Baptista Moura” atende 85 alunos oferecendo aulas de Orientação e Mobilidade, Atividade de Vida Diária (AVD) e Alfabetização em Braille.
O centro tem aula de segunda a quinta-feira no período da manhã e da tarde. “Trabalhamos ensinando uma pessoa que perdeu a visão a utilizar a bengala, a se locomover nos espaços públicos. Ensinamos a sobreviver a vida cotidiana, realizando tarefas básicas como usar celular, lavar uma louça”, explica o professor de informática do CAP, Nacélio Madeiro.
Além disso, os alunos também dispõem de outras disciplinas que também estão presentes na rede de ensino comum, como artes, matemática, literatura, inglês, biologia e informática. “Usamos sistemas de leitores de tela como Dosvox, teclados adaptados em braile, tecnologia Talkback e outras tecnologias que auxiliam a vida diária das pessoas com deficiência, mostrando que temos potencial e conseguimos”, destacou Nacélio que também possui deficiência visual e é graduado em química e ciências sociais.
Os alunos também produzem materiais que são utilizados no próprio centro. A sala de AVD, por exemplo, é composta por alguns móveis, como estantes e sapateira, feitos de papelão e produzidos pelos próprios alunos. “Vamos fazendo aos poucos durante as aulas e já melhorando o aprendizado deles em várias áreas, além de exercitar a criatividade”, destaca Luzilene Silva de Souza, Professora de AVD.
O CAP completou, em 29 de novembro, 15 anos de serviços prestados à pessoa com deficiência visual em Marabá e atende hoje crianças que estejam ou não matriculadas na Rede Pública de Ensino tradicional. Ao contrário das escolas convencionais a matrícula no CAP pode ser realizada em qualquer período do ano. Basta que os interessados, ou responsáveis, levem documentos pessoais, comprovante de residência e laudo que comprove que deficiência visual.
O ano letivo segue o mesmo do calendário escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed). As aulas foram finalizadas nesta semana e retornam no dia 20 de janeiro de 2020.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio