Dia do Gari: Pedro e Jofre esbanjam alegria e cuidado na limpeza da cidade
Dedicado, extrovertido, alegre e brincalhão: adjetivos de um trabalhador que consegue envolver os amigos e melhorar o dia de quem está à sua volta. Assim é o começo de mais um dia de trabalho na vida do Agente de Conservação Pedro Sousa, que atua há mais de 30 anos na limpeza urbana em Marabá.
Ele é um dos 1200 agentes que trabalham no Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM), os quais atuam na conservação dos espaços públicos, recolhimento do lixo doméstico, limpeza de ruas, avenidas e praças.
Com toda a simplicidade, Pedro consegue o prestígio dos colegas e a confiança dos superiores, e ele mesmo conta que o tempo lhe fez um profissional mais comedido e tenta repassar a experiência aos mais jovens, que estão iniciando na rotina do trabalho, de acordar todos os dias bem cedinho para ajudar na conservação da cidade.
“Por ser o servidor mais velho, me preocupo com eles, pois aqui somos uma família”, comenta Pedro Sousa, ao lembrar que na rotina do dia a dia sente-se realizado ao poder orientar os mais novos que chegam. Ele conta que o segredo para ter uma melhor satisfação no trabalho é o respeito.
“Temos que trabalhar com cuidado, tratar as pessoas com educação e não discutir com ninguém, fazer nosso trabalho direitinho, pois aqui nós somos uma grande equipe, passamos mais tempo aqui do que em casa, por isso eu gosto de todo mundo e cada um tem seu trabalho e até Deus permitir quero estar aqui para trabalhar com saúde e coragem e compartilhar com eles cada momento”, declara, lembrando que é preciso sempre andar com alegria por ter saúde.
“Aqui é um grupo e não tem desunião e aqui todo mundo se respeita e temos que sair de casa alegres e não podemos sair desanimado e temos que sair com alegria para receber os amigos e temos que trabalhar com respeito a cada um de nós”, destaca Pedro Sousa.
Neste 16 de maio, Dia Nacional do Gari, quem também comemora atuar nessa profissão é o marabaense Jofre Mattos Santos Júnior. São 16 anos dedicados à limpeza urbana. Ele conta que é satisfatório compartilhar cada momento com os amigos que construiu ao longo desse tempo.
“Eu fico muito feliz pelo nosso dia e agradecemos todos os parceiros que trabalham conosco e só temos que comemorar. Desde 2008 que trabalho como gari. No início foi mais complicado, mas hoje me sinto um outro profissional mais cuidadoso e penso que temos sempre que trabalhar em conjunto, em parceria”, revela.
Jofre reconhece que junto com todos os outros agentes fazem um bom trabalho para a cidade. “Somos todos unidos, se não fosse nós, a cidade não andaria limpa”, declara ressaltando que os garis precisam da colaboração dos moradores.
“Você tem que ajudar também a gente, já viu a frase que tem no caminhão ‘de que adianta limpar, se você não ajuda a gente’, é um esforço em conjunto”, pontuou Jofre.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sara Lopes