
Dia da Mulher: Força de vontade e empatia garantem uma trajetória de excelência profissional
Prestatividade, criatividade e zelo pelo trabalho marcam o dia a dia de Cristina Dalva Teixeira Silva, que atua na recepção do gabinete da Secretaria Municipal de Educação de Marabá (Semed) desde 2022. Ela, que costurou por conta própria um blazer rosa especificamente para a entrevista, compartilha um pouco da trajetória inspiradora, cujo pilar de transformação foi encontrado na educação.
Nascida no município de Bacabal, no estado do Maranhão, Cristina, com 45 anos, chegou em Marabá aos 21 anos, ainda sem saber ler e escrever. Apesar de a educação formal ter entrado tarde na vida dela, Cristina soube aproveitar as oportunidades e trilhar um caminho diferente daquele que as condições apontavam até então.
O ponta pé inicial foi quando decidiu estudar por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em 2007, aos 27 anos, iniciou a primeira série, começando a se alfabetizar. Três anos depois, em 2010, foi aprovada no concurso público da Prefeitura de Marabá para o nível fundamental. A destreza e determinação a fizeram ser chamada para trabalhar no gabinete da Semed, após atuar em alguns setores da administração municipal.
“E cada dia que passa estou conquistando mais o meu espaço. Foi através do estudo. Já pensou, aos 27 anos, você começar a primeira série? Hoje, estou com 45, terminei o nível superior, concursada, tenho esposo, filha, casa. Eu vim do Maranhão sem nada disso. Eu construí tudo isso aqui”, afirma.


Muito além de ter concluído os estudos, Cristina Dalva fez também um curso técnico de enfermagem e duas graduações, uma em Educação Física e outra em Ciências Naturais.
Por causa de questões relacionadas à fala, ela sempre teve vergonha de se expressar, de estar à frente de qualquer situação, até que veio a virada. Ela falou para si mesma:
“Sabe de uma coisa, eu vou me assumir em tudo e não vou ter vergonha de nada. Enquanto estou com vergonha da minha fala, estou deixando o povo passar por cima de mim e eu sei que tenho capacidade para ir mais além. Então, não vou mais ter vergonha, vou falar, vou me apresentar, vou estar na frente de tudo”, conta.
Depois da família, o trabalho é o segundo âmbito mais importante da vida de Cristina. Ela o define como uma experiência muito boa, mas acima de tudo como uma missão que desempenha como servidora pública. Para a profissional, é essencial que as pessoas sejam bem atendidas e tenham um retorno das demandas.
“No meu ambiente de trabalho, eu procuro sempre ter empatia. Eu procuro resolver tudo para as pessoas. Qual o motivo de eu fazer tudo isso? É tão ruim a gente ir em um departamento e não ser bem atendido. É ruim a gente, seja onde for, não ser bem atendido. Eu procuro, por todos os meios, atender as pessoas super bem. Todos os dias eu falo ‘Senhor, mais um dia de trabalho. Me dê sabedoria para eu poder conduzi-lo até o final’. Todas as vezes dá certo”, relembra.
O gosto por aprender coisas novas a fez comprar uma máquina de costura. Ela pensou nessa possibilidade quando percebeu que já tinha alcançado conquistas importantes, como família e trabalho, e queria ter uma atividade extra. Dessa ideia, ela já confeccionou blusas para dar de presente para as colegas de trabalho e o blazer rosa, que estava usando quando concedeu a entrevista. Os tutoriais no YouTube são aliados na hora de costurar, segundo ela. Quando soube da entrevista, logo pensou em uma peça.
“Meu Deus, eu não tenho uma roupa. Vou já fazer um blazer para poder me apresentar”, comenta.
Cristina Dalva conta que tem uma grande conexão com as colegas de trabalho e as cita como mulheres que as inspiram. Entre elas, está a coordenadora do gabinete, Odeilda Castro. A admiração entre elas é recíproca. Para Odeilda, levar Cristina para o gabinete revelou-se como uma decisão assertiva, pois soma bastante ao trabalho como um ser humano excepcional.
“Falar da Cris é muito gratificante. Ela é uma pessoa muito prestativa, muito criativa e que não se limita só à atribuição dela. Ela sempre vai além. Se você der a ela uma atribuição, pode ter certeza que ela vai fazer aquilo e mais alguma coisa. Foi uma decisão muito acertada. É aquela pessoa que se você falar ‘ah, queria tal coisa’ ela fica caladinha, mas você pode ter certeza que ela vai, caladinha, providenciando aquilo. Isso é muito bonito do ser humano. Não é só uma profissional, é um ser humano incrível, um ser humano muito bom, que se destaca. Ela tem esse algo a mais, de pensar no outro”, avalia.
Para Cristina Dalva, é maravilhoso ser mulher, mãe e servidora pública, em alguns dos múltiplos papéis que uma mulher pode desempenhar na sociedade. Ela aproveita e deixa uma mensagem para todas as mulheres neste Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.
“Ser mulher é uma coisa espetacular, é extraordinário. Eu desejo para todas as mulheres que elas não desistam, sempre estejam se superando. Nós, mulheres, conseguimos fazer várias coisas ao mesmo tempo. Isso não é mito, isso é verdade. E aí, a gente se sai tão bem nas coisas que a gente faz. Então, acho que por isso que nenhuma das mulheres deve se deixar abater por nada”, conclui.
Reportagem e texto: Ronaldo Palheta e Nathália Costa
Fotos: Sara Lopes