Saúde Bucal: Unidades Básicas com atendimento odontológico disponibilizam vários serviços à população
Nesta quarta-feira, 20, é o Dia Mundial da Saúde Bucal, instituído em 2007 pela Federação Dentária Internacional para alertar sobre a importância de cuidar dos dentes. Atualmente, a rede municipal de saúde de Marabá conta com atendimento odontológico em várias Unidades Básicas de Saúde, com média de oito pessoas atendidas por dia, em cada unidade.
A Alexandra Ribeiro da Silva, 49 anos, levou o neto Yago Davi, 9 anos para fazer uma consulta de emergência na UBS Hiroshi Matsuda. Ela e a família consultam-se na UBS regularmente, utilizando os mais variados serviços, como limpeza, obturação e extração.
“Faço tratamento aqui há uns 6 anos. Sempre fiz o tratamento. O atendimento sempre foi muito bom desde a recepção. Toda minha família faz procedimento aqui. Sobrinhas, sobrinhos, meus netos. Hoje vim em um caso de emergência, não tinha consulta e ele foi atendido. Teve o leite de dente extraído que estava doendo muito”, comenta.
Ela agradece a atenção da equipe a ela e a família. “São super atenciosos, ainda mais quando é criança. O mais importante é que o médico verifica se tem o medicamento na farmácia. Estou satisfeita demais com o atendimento odontológico daqui”, acrescenta Alexandra.
Segundo o Conselho Federal de Odontologia, quase 30% das crianças de 18 a 36 meses apresentam, pelo menos, um dente com cárie, lesão provocada por bactérias. Diante desse dado, o odontologista João Gama Alencar alerta para cuidar das crianças, que as mães evitem dar doces, que tenham a cultura de passar o fio dental e escovar os dentes depois das refeições, inclusive todas as noites, bem como visitar o dentista a cada seis meses ao dentista.
Cada UBS tem a própria dinâmica. Na UBS Hiroshi Matsuda, na Folha 11, são distribuídas senhas às segundas-feiras. Em média são atendidos nove pacientes por dia. Mas sempre há vagas separadas para dois atendimentos de emergência. Os atendimentos ocorrem três dias de semana para o público em geral e dois dias exclusivos para o atendimento pré-natal odontológico, com acompanhamento das gestantes, seguindo a preconização do Ministério da Saúde.
“Aqui na UBS Hiroshi Matsuda a população precisa vir na segunda-feira, pegar as senhas. Essas senhas são distribuídas durante o decorrer da semana. A gente trabalha com a parte básica e quando a gente percebe que há necessidade de ser encaminhado, as pacientes são encaminhados”, destacou.
Francielle Rodríguez, de 20 anos, que buscou atendimento pela primeira vez na UBS, ressalta a importância do serviço: “Achei o atendimento muito legal e competente. Estou satisfeita. Vim fazer uma limpeza e correu tudo bem. Estou satisfeita”, acrescenta.
Além dos tratamentos odontológicos, o município promove ações nas escolas, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), uma parceria entre as Secretarias de Saúde (SMS) e de Educação (Semed). Segundo o Conselho Federal de Odontologia, quase 30% das crianças de 18 a 36 meses apresentam, pelo menos um dente com cárie, lesão provocada por bactérias.
“É um trabalho muito interessante que eu gosto muito, inclusive, porque a gente trabalha muito com essa parte de prevenção, eu gosto de orientar. Então nessa orientação a gente vai até a escola, orientar bastante crianças, o que é muito importante. É um trabalho continuo ensinando a de escovação, passar fio dental, aplicação de flúor, mas principalmente orientar que elas têm que fazer isso em casa no dia a dia e levar isso para os pais dela”, complementa João Gama Avelar.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes