Semed: Blitz convida população para o Dia D da Família nas Escolas
O evento anual acontece neste sábado, 11, em toda a Rede Municipal de de Ensino de Marabá
A manhã desta sexta, 10, trouxe bastante movimentação pelas equipes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) em vários semáforos da cidade, com ações de adesivagem e convite à população para participar da programação do Dia D da família nas escolas, que ocorre neste sábado, dia 11, a partir das 8h, nas escolas públicas municipais de Marabá.
A ação mobilizou cerca de 200 servidores da Semed, que escolheram pontos de fluxo intenso de trânsito, como os semáforos do shopping, na Folha 30, na Folha 27, Antônio Maia, na Marabá Pioneira, e São Félix. Houve também ações na Zona rural.
“Hoje, a Semed parou no intuito de fazer essa mobilização em forma de blitz da educação. Essa ação já acontece há vários anos e a gente viu que no decorrer desse tempo, o nosso público tem aumentado nesse evento. Existe, claro, todo um planejamento para fazermos essa mobilização que é o Dia D, promovido com todo carinho para nossos alunos e pais, bastante especial para fortalecer ainda mais esse relacionamento entre a família e a escola”, destaca Lindalva Martins, coordenadora do Censo escolar Semed.
Atualmente, a Rede Municipal de Ensino conta com 50.482 alunos matriculados. Para o diretor Geral de Ensino, Fábio Rogério, a blitz é a prévia de um momento em que a comunidade escolar do município se mobiliza para promover o engajamento com a família.
“Esse é o momento em que que cada pai, cada mãe, cada responsável pelo estudante na escola se sinta engajado, responsabilizado em ir à escola do seu filho, conhecer os professores, conhecer a estrutura da escola, conhecer a dinâmica da escola, participar de atividades socioculturais e educativas, criando, assim, um laço de afetividade com diretores, professores, coordenadores pedagógicos etc. Então, o objetivo é chamar a atenção de todos os pais, criando um dia especial, simbólico, para que os pais possam comparecer às escolas dos seus filhos”, enfatiza Fábio, ressaltando ainda que cada escola já está organizada com café da manhã, brincadeiras, jogos e atividades culturais, colocando os alunos como os grandes protagonistas desse momento.
Em muitas escolas, haverá ações do Programa Saúde na Escola com palestras, aplicação de flúor, entrega de kits de higiene bucal e outros serviços.
Nas ruas, a ação foi aprovada por quem recebia a adesivagem. Para o técnico em radiologia Redson Feitoza, 42 anos, é um momento de reflexão entre escola e pais. “Acredito que seja importante para os pais analisarem como está a educação e a relação entre família e instituição”, afirma.
A dona de casa Lucinai Maia, 40 anos, também reconhece a iniciativa da Rede de Ensino. “É muito importante essa data para a educação”, comenta.
Outras fotos:
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Sara Lopes