Digital do Trabalho: Seaspac oferece serviços sociais que ajudam a mudar a vida das pessoas
Em continuidade à série Digital do Trabalho iniciada em 30 de agosto, com a apresentação de obras, atividades, projetos e realizações da atual gestão municipal em benefício da população, apresenta-se agora a Secretaria de Assistência Social e Assuntos Comunitários (Seaspac) que dispõe uma variedade de serviços aos necessitados.
Os serviços sociais avançam e ajudam a mudar a vida de muitas pessoas em Marabá. Do Programa Primeira Infância, que atende crianças de 0 a 6 anos, aos idosos do Centro Integrado da Pessoa Idosa (Cipiar), a Secretaria de Assistência Social e Assuntos Comunitários (Seaspac) expandiu os serviços, seja no que se refere a infraestrutura, bens de uso especial, seja no quantitativo e qualificação dos recursos humanos da secretaria.
Novos Serviços
Em agosto de 2020, foi inaugurado o Serviço de Acolhimento de Crianças e Adolescentes — Casa Lar, acolhimento institucional que tem como o objetivo de acolher crianças e adolescentes em situação de risco. A Prefeitura de Marabá mantém o Espaço de Acolhimento Provisório, dividido em núcleos de acolhimento. São quatro unidades chamadas Casa Lar. A distribuição das crianças é feita de acordo com o convívio e a composição dos acolhidos.
No final de 2021, foi inaugurado o Acolhimento Para Pessoas Refugiadas, com foco principalmente no amparo dos venezuelanos da etnia Warão que já eram acompanhados pela Prefeitura desde 2017.
O local é mais amplo que as casas oriundas de aluguel social que os indígenas moravam antes da inauguração do abrigo, dispõe de salas adaptadas como quitinetes para proporcionar bem-estar e maior comodidade aos acolhidos.
Expansão
Inaugurado em 2018, o Centro Integrado da Pessoa Idosa Antônio Rodrigues, ganhou um novo espaço recentemente, mais amplo, mais estruturado e totalmente adaptado. Possui dormitório masculino e feminino, banheiros, cozinha, sala e locais para atendimento pedagógico e escuta.
O novo espaço conta também com uma academia adaptada, área para atividades culturais e entretenimento, espaço para atendimento de enfermagem e de assistência social.
Outros serviços que mudaram para melhores instalações recentemente são o Acolhimento Provisório para Pessoa Adulta em Situação de Rua (Centro POP). Entre os serviços realizados pela equipe de 16 funcionários estão: servir refeição, lavanderia, encaminhamento para outras políticas públicas, fortalecimento da autonomia dos usuários, ajuda na busca por trabalho e auxílio na regularização de documentos.
O Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da Morada Nova e o Serviço de Acolhimento Familiar (SAF), também ganharam novas estruturas durante os últimos 3 anos.
Em sintonia com os avanços da infraestrutura estão os avanços da expansão da cobertura dos bens de uso especial, como climatização de salas, modernização dos equipamentos de informática, (computadores, notebooks, impressoras etc.), modernização de mobílias de escritório (mesas, cadeiras etc.), eletrodomésticos (mesas, cadeiras, geladeiras e freezers), encaminhados principalmente para os abrigos institucionais mantidos pela Prefeitura.
A Secretaria também atua em projetos como Acessuas Trabalho, que encaminha jovens ao mercado de trabalho; Família Acolhedora que consegue famílias para crianças que estão inseridas em processo judicial; Departamento de Emprego e Renda que realiza cursos nos bairros; Coordenadoria da Mulher, entre outros.
Recursos Humanos
Além dos novos serviços e ampliações dos espaços físicos, os recursos humanos da secretaria também foram ampliados. Em 2019, contava com cerca de 300 servidores. Em meados de agosto de 2022, a Seaspac já contava com 400 servidores para atuar nos diversos projetos sob seu gerenciamento. A preocupação com a qualidade dos trabalhos é constante, por esta razão são realizados continuamente trabalhos de capacitação dos servidores.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Arquivo Secom