DMTU: Blitz educativa orienta condutores sobre os cuidados no trânsito, na Marabá Pioneira
Agentes e demais servidores do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) realizaram na manhã desta segunda-feira, 6, uma blitz educativa no núcleo Marabá Pioneira com distribuição de panfletos e orientação aos condutores. A ação faz parte da programação do Maio Amarelo e em alusão ao Dia Mundial do Trânsito, celebrado dia 5 de maio.
Os agentes concentraram-se na entrada do núcleo onde distribuíram panfletos com orientação sobre os perigos de dirigir em alta velocidade, a combinação perigosa de álcool e direção e sobre a importância da gentileza para um trânsito mais seguro. A abordagem serviu também para um breve diálogo com o condutor sobre como evitar acidentes.
O motorista de táxi lotação José Maria Feitosa da Silva, que já trabalha com transporte alternativo há mais de dez anos, elogiou o trabalho educativo do departamento. “Eu sempre admirei o trabalho do DMTU e realmente lidar com gente é muito difícil e tem pessoas que extrapolam os limites de velocidade. As orientações para termos um trânsito melhor é algo bom para todos”, afirmou o motorista.
O comerciário Igor Manoel Pereira, que estava conduzindo uma motocicleta no momento da abordagem, também elogiou a iniciativa do DMTU em fazer esse trabalho de educação para o trânsito. “É uma ideia muito boa porque a pessoas dirigem para os outros, pensando na segurança dos outros também e quanto mais informação melhor ainda”, disse.
O Dia Mundial do Trânsito, 5 de maio, serve para que se faça uma reflexão sobre os cuidados no trânsito a fim de reduzir os registros de acidentes e o número de vítimas. De acordo com o DMTU, 95% dos acidentes tem como principal causa o fator humano.
“Queremos chamar a atenção de toda a sociedade para esse movimento. É importante que as pessoas que fazem o trânsito na cidade alertem-se para muitas coisas, e a nossa frase deste ano, é ‘A paz no trânsito começa por você’. Então, queremos chamar a atenção de cada um, cada membro da sociedade, cada condutor, cada pessoa, cada pedestre, cada ciclista, que nos ajude”, ressaltou Emanuel Cruz, coordenador do Departamento de Educação para o Trânsito do DMTU.
A Campanha do Movimento Maio Amarelo pretende alertar e orientar os condutores sobre a violência no trânsito em todo o país. Em Marabá, as ações são concentradas em vias públicas, praças, e também por meio de parceria com a iniciativa privada, com distribuição de panfletos, palestras e ações educativas em escolas do município.
“A gente sabe que álcool e direção já está mais do que batido, não pode. Se você for fizer o uso de substâncias, de bebida alcoólica, não vá dirigir. Nos ajude porque a gente sabe que as principais causas desses acidentes com vítima têm sido consequência do álcool e direção”, alertou Emanuel Cruz.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sara Lopes