
DMTU: Travessa Santa Terezinha na Marabá Pioneira passa a ser mão única
O Departamento Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (DMTU), está implementando uma mudança significativa no trânsito da Marabá Pioneira. A alteração ocorre na Travessa Santa Terezinha, no trecho que passa pela Escola Plínio Pinheiro, que agora deixa de ser mão dupla, tornando-se mão única e passando agora a funcionar apenas no sentido de quem desce da Avenida Antônio Maia para a Orla de Marabá.
A regulamentação de sentido único tem o objetivo de reduzir os congestionamentos frequentes na região, especialmente nos horários de pico. De acordo com o coordenador de sinalização do DMTU, Sérgio da Costa Ferreira, estudos indicaram que o tempo do semáforo nesse ponto não era suficiente para dar vazão ao alto fluxo de veículos, causando engarrafamentos diários.


“A ideia é regulamentar a Travessa Santa Terezinha com sentido de mão única, ampliando uma mudança que já acontece parcialmente no trecho que dá acesso à Orla. Isso permitirá reduzir o tempo do semáforo e aumentar o tempo de sinal verde na Avenida Antônio Maia, facilitando o trânsito e diminuindo os transtornos causados pelos engarrafamentos”, explica Sérgio.
Novos estacionamentos e melhorias na sinalização
Com a regulamentação do sentido único, a Travessa Santa Terezinha também receberá uma reorganização do estacionamento. A nova configuração permitirá a criação de vagas em 45 graus em frente à Escola Plínio Pinheiro, o que segundo Sérgio Ferreira, praticamente dobrará a capacidade de estacionamento na região.
“Essa é uma área comercial que necessita muito de espaços para estacionamento e essa mudança vai beneficiar comerciantes e consumidores”, destaca.
O DMTU também reforça a sinalização no local. Foram instaladas placas regulamentando o sentido único, uma delas próxima ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e outra no início da Travessa Santa Terezinha. O serviço de sinalização foi iniciado na segunda-feira, 31 de março e tem previsão de conclusão até esta quarta-feira.
Alternativa para motoristas
Com a mudança, motoristas que utilizavam a Travessa Santa Terezinha para acessar a Avenida Antônio Maia deverão buscar rotas alternativas. “Recomendamos que esses condutores utilizem a Avenida Getúlio Vargas, que é mais ampla e tem maior capacidade viária para absorver essa demanda”, informa o coordenador.
As alterações fazem parte de um conjunto de medidas para melhorar a mobilidade na Marabá Pioneira, tornando o fluxo de veículos mais dinâmico e organizado. O DMTU reforça a importância de os motoristas ficarem atentos à nova sinalização e respeitarem as regras para evitar transtornos.








Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio
Post Recentes
Categorias de Notícias
- AÇÃO SOCIAL
- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ÁGUIA DE MARABÁ
- ALIMENTO
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- BIBLIOTECA ORLANDO LOBO
- BOLSA FAMÍLIA
- CAES
- CAPS
- CARNAVAL
- CASA DA CULTURA
- CCZ
- CIDADANIA
- CIDADE
- COMDIM
- COMUNICADO IMPORTANTE
- CONSELHO TUTELAR
- CONTRATA MARABÁ
- CULTURA
- DEFESA CIVIL
- DESENVOLVIMENTO URBANO
- DIVISA
- DMSP
- DMTU
- EDUCAÇÃO
- EMPREENDEDORISMO
- EMPREGO E RENDA
- ESPORTES
- FCCM
- FESTEJO JUNINO
- GESTÃO
- GESTÃO FAZENDÁRIA
- GMM
- HMI
- HMM
- INCLUSÃO
- INDÚSTRIA E COMÉRCIO
- IPASEMAR
- LIMPEZA PÚBLICA
- LITERATURA
- MEIO AMBIENTE
- MULHER
- MUSEU MUNICIPAL
- NOTA DE PESAR
- NOTA OFICIAL
- NOTÍCIAS
- OBRAS
- PESAR
- PLANEJAMENTO
- PLANTÃO SOCIAL
- POSTURA
- PREVIDÊNCIA
- PROCESSO SELETIVO
- PROCON
- PROGEM
- SAÚDE
- SDU
- SEAGRI
- SEASPAC
- SECOM
- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
- SECULT
- SEGURANÇA
- SEMED
- SEMEL
- SEMMA
- SEMTUR
- Seplan
- SEVOP
- SICOM
- SINE
- SMS
- SMSI
- SSAM
- TRÂNSITO
- TRANSPORTES
- TURISMO
- UTILIDADE PÚBLICA
- VERANEIO
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA
- ZONA RURAL