Educação: Aluno da EMEF Cristo Rei lança livro de literatura infantil
“Pássaro azul e a cobra faminta” é uma fábula criada por Daniel Sousa, de 14 anos, que cursa o 8º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Cristo Rei, localizada no bairro Jardim União. O adolescente, desde os primeiros anos de vida estudantil, participa dos projetos de leitura com destaque, algo que enche os gestores da escola de orgulho.
“Para nós é um prazer imensurável receber o Daniel com o lançamento desse livro. Pelo fato de ser um aluno da escola que tem tido uma motivação, também, através de nós, enquanto escola devido aos projetos. Um deles é o “campeonato de leitura”, e o Daniel tem demonstrado o prazer que tem de ler. O projeto desafia o aluno a ler 20 livros por ano. Eu creio que não só para o Daniel, mas outros alunos da escola têm sido agraciados com o projeto”, reitera Edilene Ferreira, vice-diretora da escola.
A narrativa apresenta a história de um pássaro preguiçoso, que ao encontrar um trabalho, conheceu uma cobra esperta que tenta enganá-lo, buscando matá-lo para saciar a fome. Os dois animais dialogam, caminham pela mata, com um final surpreendente que será revelado para quem ler o livro. O que dar pra adiantar, por enquanto, é que a moral da história, segundo o autor, é chamar a atenção do leitor para as relações de confiança. “Não se deve confiar em qualquer pessoa, nem nas conversas delas”, alerta o escritor mirim.
Daniel conta que a inspiração surgiu a partir da leitura de um texto contido em uma prova escolar há dois anos. Ao sair da sala, o menino escreveu a própria história, que ficou pronta no mesmo dia. A fábula só virou livro recentemente, com o apoio do pai, o escritor Adão Almeida. “Inspirei-me também no meu pai. Ele sempre me leva para os eventos dele, [saraus] eu achei bonito, legal, e escrevi. Fiz o livro me sentindo um escritor. Pretendo escrever mais e ser igual ao meu pai, um escritor famoso”, enaltece o estudante.
Adão Almeida, que também é funcionário da Biblioteca Municipal Orlando Lobo, enfatiza que foi a criatividade do filho, observada na narrativa, que chamou a atenção. “Eu fiquei bastante feliz de ver, um dia cheguei em casa e ele estava com um texto, então fui ler. Vi que tem bastante relevância, conteúdo, tem uma grande moral, lição. Para um livro acontecer tem uma série de coisas por trás. Depois fui ajudá-lo a lapidar o texto, buscar revisão, depois veio ilustração, capa, tudo feito fora”, destaca o pai do estudante, que pontua a cooperação da escola tanto no estímulo da produção ao filho, quanto na organização do evento de lançamento do livro.
O livro “Pássaro azul e a cobra faminta” será lançado no próximo dia 22 de janeiro (sexta-feira), às 15 horas, na própria escola Cristo Rei. O evento foi organizado por meio de parceria entre escola e a família. A editora do livro é a marabaense DNA. Foi feita uma tiragem de 30 exemplares para o dia do evento e alguns já estão vendidos, de acordo com Adão Almeida.
Vale lembrar que o evento será aberto à comunidade, mas todos deverão seguir os protocolos de segurança e higiene para evitar a proliferação do novo coronavírus. Uso de máscara, higienização das mãos e manter o distanciamento, evitando a aglomeração.
Texto: Leydiane Silva
Foto: Aline Nascimento
Galeria: