Educação: Alunos autores participam de tarde de autógrafos com obras produzidas na Escola Salomé Carvalho
A Escola Salomé Carvalho foi palco de uma emocionante tarde de autógrafos com a participação dos alunos do 3º ano A e C, autores de suas próprias obras literárias. O evento integra o projeto “Eu Sou o Autor”, uma iniciativa pioneira na instituição que une a sala de aula e o laboratório de informática, e visa fomentar a leitura, a escrita e a autoestima entre os alunos de 8 anos, por meio da criação e publicação de livros individuais.
A professora Ana Maria, responsável pela implementação do projeto com a turma, explica que o processo foi extenso e rico em aprendizado. “Começamos em janeiro com várias etapas: leitura, criação de roteiro, escrita, revisão e, por fim, a diagramação digital com a ajuda do laboratório de informática. Os alunos passaram por um processo de criação autêntico e, finalmente, na tarde de autógrafos, eles puderam ver seus livros impressos e prontos para serem compartilhados com orgulho.”
A professora Cristina Lima, que lidera o laboratório de informática da escola, destacou a importância do envolvimento da tecnologia no processo criativo das crianças. “Usamos plataformas digitais, como a Estante Mágica, que permite aos alunos desenvolverem todas as etapas do livro digital. Foi gratificante ver o entusiasmo dos alunos com suas próprias criações, desde a digitação até a ilustração”, comentou Cristina, emocionada com o resultado final.
Entre os jovens escritores, estavam Maria Eduarda, autora de A Menina Diferente, e Caio Vitor, autor de A Viagem em Família. Maria Eduarda, inspirada por suas próprias experiências, conta a história de uma menina que enfrenta desafios na escola por ser “diferente”. “Foi difícil criar a história, mas valeu a pena. Apaguei e escrevi várias vezes até chegar ao final. Agora, ver meu livro pronto me enche de orgulho,” disse a jovem autora.
Caio Vitor, por sua vez, escolheu narrar uma viagem em família para São Luís. Segundo ele, o processo foi desafiador, mas recompensador. “No começo, achei muito difícil. Mas, aos poucos, foi ficando mais fácil e agora estou muito feliz com o resultado,” relatou.
Entre as famílias, o orgulho era evidente. Janina Viana, mãe de Caio Vitor, que escreveu A Viagem em Família, emocionou-se ao ver o filho como autor. “Foi uma felicidade imensa. Ver o Caio, sendo autista, envolvido em cada etapa e vendo o livro pronto, é uma realização. Ele superou expectativas, e o apoio da escola fez toda a diferença. Ele me deixou muito orgulhosa.” Para ela, o projeto trouxe um impacto único na vida do filho e no ambiente familiar. “Foi emocionante vê-lo apresentando. Eu estava me segurando para não chorar de tanto orgulho”, compartilhou Janina.
Outro momento de destaque foi a participação de Bekwynh Boti Xikrin, aluna indígena que escreveu Mãe Xaigo Xikrin, um livro bilíngue – em português e na língua Xikrin – que compartilha a história de como aprendeu a pescar com a mãe e a avó.
O pai da autora, Katop Ti Xikrin, compartilhou a emoção de ver a cultura Xikrin preservada em um livro. “O livro conta como elA aprendeu a pescar com a avó, seguindo a tradição da nossa comunidade. É muito gratificante ver nossa língua e nossa cultura sendo valorizadas aqui na escola”, disse.
O evento também contou com apresentações culturais dos alunos e leituras das histórias criadas, em uma celebração que ressaltou o talento, a dedicação e o esforço de cada um. Para a professora Ana Maria, a tarde de autógrafos foi o ponto alto de um projeto desafiador, mas compensador. “Foi maravilhoso ver a autoestima de cada um sendo construída ao longo do processo. Eles agora sabem que podem criar, contar suas histórias e levar adiante o hábito da escrita”, finalizou.
A iniciativa busca abrir portas para que novos talentos literários sejam revelados, deixando uma marca significativa não apenas na escola, mas também na vida de cada aluno e de suas famílias.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Patrícia Pereira