Educação: CMRio é um diferencial no Estado com diversos projetos educacionais que se destacam
O CMRio tem 680 alunos que já retornaram ao ano letivo com a tradicional Ordem Unida
Na quarta-feira, 2 de agosto, os alunos da rede municipal de ensino retornaram para as atividades escolares. No Colégio Militar Rio Tocantins (CMRio), os 680 alunos já retornaram ao ano letivo com a tradicional Ordem Unida, realizada todos os dias antes das aulas, com início às 7h15min. Este é apenas um dos vários projetos que tem feito a escola ser destaque no Estado.
“Estamos muito felizes com o retorno do segundo semestre do ano letivo. Tivemos um bom quantitativo de alunos já no primeiro dia. Estávamos com saudade. Temos essa rotina do Hino Nacional, Hino do Município e Hino da Bandeira. O portão abre às 6h45, é feito o desjejum com frutas e às 7h15 iniciamos a Ordem Unida. Depois os alunos vão para as salas de aula ou para as atividades nos seus clubes, que têm horários e dias variados”, explica Gilda Rios Alves, diretora do CMRio.
Ela explica que o diferencial da escola é a parceria do projeto municipal com o governo estadual, através da supervisão militar. A escola disponibiliza a opção de clubes de robótica, fanfarra, futsal, voleibol, handebol, basquetebol, atletismo, jiu-jitsu e xadrez, a serem realizados pelos anos no contraturno escolar, de acordo com a afinidade e interesse dos alunos.
Além disso, também há os clubes de Português e Matemática que os alunos participam conforme indicação dos professores que identificam a necessidade de cada um. Para o 9º ano, a participação nas aulas extras de Português e Matemática são obrigatórias como reforço preparatório para o SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica). No esporte o CMRio tem sido destaque no estado com basquete, handebol, atletismo e jiu-jitsu conquistando medalhas em diversos campeonatos realizados pela região. No início do ano foram 13 medalhas além de vagas para o campeonato brasileiro de atletismo.
O vice-prefeito de Marabá, Luciano Dias, conta que o projeto nasceu em 2017, e todas as demandas foram levadas para gestão que a partir da aprovação buscou o apoio da Polícia Militar.
“Temos a partir daí, um projeto que é o maior projeto social que a Polícia Militar tem em todo o Estado do Pará. A gente trabalha para transformá-lo no que se tornou: uma referência. A partir do momento que ele foi implementado aqui em Marabá, foram implementadas mais 10 escolas no Estado com esse formato. Nós queremos ampliar o projeto e trazer mais uma unidade pelo menos, para implantar em outro núcleo da cidade”, comenta o gestor.
O aluno João Guilherme Souza, 15 anos, está cursando o 9º ano e além do Curso de Português e Matemática também participa do clube de robótica e pratica handebol e basquetebol. Ele já participou da prova de Astronomia da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e comemora o retorno às aulas.
“A escola tem muito a oferecer e eu amo aqui. Gosto de vir aqui todos os dias, cobre praticamente a minha semana toda com os esportes e os clubes. Eu já estava com um pouco de saudade da escola. Quando terminar quero entrar na área militar. Estou estudando para poder passar na prova da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), para sair oficial”, conta o menino.
A professora de História, Jane Kelly Sousa da Costa, destaca como as atividades extras influenciam no aprendizado e interesse do aluno pelas aulas e pela escola.
“A gente tem aqui no CMRio esse aprofundamento, essa questão de todos se doarem mesmo em sala de aula. É a oportunidade da gente buscar realmente o aluno, ver o que ele está sentindo, o que quer e buscar o interesse dele. Sentimos o comprometimento deles. Eles vão para casa e retornam para fazer as outras coisas que a escola tem a oferecer. Esse interesse também vem deles. Sentimos a empolgação deles com a volta as aulas”, comenta a professora.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes