Educação: Prédio de Escola Salomé Carvalho passa por reforma total
Serão realizados a troca de janelas, portas, acessibilidade, nivelamento do piso do corredor com as salas, revisão do telhado e das partes elétrica e hidráulica, além, de inclusão de redes lógicas para o funcionamento da internet
A Prefeitura de Marabá deu início às obras de reforma da escola Salomé Carvalho, localizada na folha 16, Nova Marabá, fundada há 41 anos. As obras vão contemplar toda a estrutura física do prédio que, em 2020, somente do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental atendeu 605 alunos. Vale ressaltar que na escola também funciona o Ensino Médio no horário noturno.
De acordo com Lucas Garcia, engenheiro da Sevop, a execução do serviço tem previsão para 10 meses a contar deste mês de março. Serão realizados a troca de janelas, portas, acessibilidade, nivelamento do piso do corredor com as salas, revisão do telhado e das partes elétrica e hidráulica, além, de inclusão de redes lógicas para o funcionamento da internet, bem como, a pintura total e drenagem.
“Estão fazendo os primeiros serviços, as demolições, retirada de janelas e portas” explica o engenheiro sobre a fase inicial das obras.
A escola já conta com espaços bem distribuídos com 13 salas de aula, sala de leitura, laboratório de informática, sala de recursos, bloco administrativo inclusive com sala de professores, 4 banheiros, sendo dois para pessoas com necessidades especiais (PNE), cozinha, refeitório e pátio.
A diretora da escola Cláudia Batista disse que a comunidade escolar recebeu a notícia da reforma com alegria já que o espaço estava bastante danificado e refletia na autoestima da comunidade, embora, não tenha favorecido a evasão escolar e nem prejudicou o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). No último feito pelo MEC, em 2019, a escola pontuou em 5.5, no ensino de 1º ao 5 ano e 4.4, do 6º ao 9º ano. Em 2017 a pontuação havia sido menor, 4.7 e 3.6 respectivamente.
“Há muito tempo a comunidade almejava a reforma da escola Salomé Carvalho que tem 42 anos. Ela estava precisando. Estava em situação crítica. A expectativa é só que as coisas melhorem. Porque o espaço conta muito pra questão do aprendizado da criança, para o professor! Pra todo mundo vai melhorar”, enfatiza a gestora.
A reforma da escola Salomé Carvalho orçada em R $1.211.820,57 é um requerimento do vereador Cabo Rodrigo que produziu e apresentou um relatório em 2019 à prefeitura.
“O prefeito se sensibilizou com a situação da escola e devido a pandemia houve uma pausa no processo administrativo, mas o bom é que a reforma começou. Vou acompanhar a reforma, inclusive o projeto elétrico que foi disponibilizado para a empresa para não dar problemas futuros. A reforma é importante porque quando uma escola está em boas condições para o aprendizado não sobrecarrega outras” ressalta o vereador.
Texto: Leidiane Silva
Fotos: Aline Nascimento