Educação: Semed reúne professores e apresenta Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil
Um grande encontro promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) reuniu professores da Educação Infantil da rede municipal, na manhã desta quarta-feira, 29, no auditório do Centro de Convenções Carajás, para o lançamento do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI). O evento reuniu aproximadamente 400 educadores que trabalham nos Núcleos de Educação Infantil em Marabá.
O Programa realizado em parceria com o Ministério da Educação, constitui-se em uma proposta de desenvolvimento profissional que utiliza a Coleção Leitura e Escrita na Educação Infantil como material didático. A partir de 2024, o LEEI compõe as ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, instituído através de Decreto Federal em junho de 2023. O objetivo é ofertar formação continuada a profissionais da Educação Infantil com foco na oralidade, leitura e escrita, de maneira a apoiar teórica e metodologicamente docentes para que desenvolvam práticas educativas que ampliem as experiências das crianças com a linguagem escrita. O programa respeita as especificidades da primeira infância, as noções de leitura e escrita como práticas sociais que integram o cotidiano e sustentam interações e brincadeiras neste ciclo de vida.
“Hoje temos um evento, do lançamento de um programa firmado com o Ministério da Educação, intermediado com uma parceria com a UFPA. É um programa voltado para leitura e escrita da Educação Infantil. Esse evento de hoje envolve diretores, coordenadores pedagógicos, toda a equipe técnica da Semed para apresentar o programa, as diretrizes, e seguidamente a gente fará o primeiro encontro formativo com professores e coordenadores relacionados ao programa”, explica o professor Fábio Rogério, Diretor Geral de Ensino/Semed.
A abertura do evento contou com a participação dos professores do projeto Trupe Paneiro de Histórias, que já trabalha no estímulo à leitura de crianças nos Núcleos de Educação Infantil. Para a professora Socorro Souza, o programa une esforços no desenvolvimento da leitura e escrita das crianças.
“A Trupe tem o objetivo de fazer o trabalho de incentivo, trazendo as linguagens, apresentando as histórias dos livros, as histórias orais, com esse encantamento. Trabalhar na Educação Infantil é trabalhar o imaginário da criança. A gente acredita muito nesse processo do encantamento, no incentivo, no desenvolvimento, nas práticas de desenvolvimento da leitura”, destaca a educadora.
A professora Doriane Farias, diz que a iniciativa vai melhorar a dinâmica em sala de aula e no envolvimento das crianças, na faixa etária de 4 e 5 anos, no processo de aprendizagem da leitura a partir do material que será disponibilizado aos educadores.
“Esse projeto de leitura visa desenvolver muito a aprendizagem das crianças em sala de aula, é algo que já fazemos, mas vem reforçar aquilo que já praticamos em sala de aula com as crianças”, pontua.
O programa busca a potencialização da leitura e escrita com caráter lúdico, sem perder de vista o estudante da Educação Infantil, a dimensão biopsicossocial de uma criança com idade de até cinco anos, considerando a necessidade de brincar, e que possa contribuir com a qualidade social da educação no município de Marabá.
“O LEEI é um programa voltado especificamente para os professores de Jardim I e Jardim II, trabalha a formação do professor voltado para o tema Leitura e Escrita na Educação Infantil, não com foco em alfabetizar a criança de forma escolarizada, mas iniciar o processo de alfabetização. Ele chegará no final do segundo ano, que é o final do ciclo de alfabetização, lendo e escrevendo com fluência”, enfatiza a articuladora do Programa LEEI, professora Lucileia Alves Santos.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio