Seaspac: Arte, criatividade, música e homenagens marcaram encontro de artesãos marabaenses
Um encontro especial na manhã desta quinta-feira, 28, na praça Duque de Caxias, na Marabá Pioneira, comemorou marcos importantes do mês de março, que é o mês das mulheres e dos artesãos. O evento foi promovido pelo Departamento de Emprego e Renda da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) e reuniu vários artesãos do município.
No espaço, o público tinha várias opções de produtos artesanais que iam desde colares e brincos a brinquedos confeccionados em madeira. Pinturas em tecidos e produtos indígenas da etnia Warao da Venezuela. Os participantes ainda tinham a opção de sair com a caricatura feita pelo artista Rilcicley Brasil.
Uma das mais antigas artesãs do grupo, Antonieta Siqueira, com mais de 20 anos de trabalho na região, diz que a iniciativa é muito relevante, pois é uma forma de mostrar ao público a arte que é produzida pelos artesãos em Marabá.
“Muito importante que a gente tenha o reconhecimento. Nós integramos os artesãos com outros artesãos, outras entidades. É muito legal, assim, que a gente tem esse espaço livre de divulgar os nossos trabalhos, ser mais reconhecidos, mais vistos, e é muito legal, foi muito boa essa iniciativa da SESPAC. E que venha outros espaços, a casa do artesão, alguma coisa nesse sentido” disse Antonieta Siqueira.
O dia do Artesão é comemorado em 19 de março, data escolhida por ser dia de São José, santo reconhecido como padroeiro dos artesãos. Em Marabá, um grupo formado por mais de 100 artesãos trabalha com todos os tipos de produto, em eventos em todos os bairros, e também na Feira de Artesanato, que acontece na Praça São Félix de Valois, aos domingos. A Feira voltará à ativa após o inverno.
Dona Sônia Regina Macedo é uma dessas artesãs e está feliz com o apoio de todos. “É muito significativo a gente estar aqui apoiados pela SESPAC, pela prefeitura, por nossas amigas, é tudo apoiando a outra e eu fico muito feliz de participar desse projeto, porque é o sonho que eu estou realizando, que elas também realizam”, declara.
O evento também homenageou as mulheres com a realização de uma oficina de design de sobrancelhas, apresentação de artistas especiais como o violonista mestre Zequinha e discursos acalorados das mulheres presentes.
“A gente montou, pensando nelas, pensando em fazer esse evento prestigiando as artesãs, porque elas precisam ser prestigiadas também. Um momento voltado às políticas públicas para a mulher, pois estamos também no mês da mulher, e fizemos esse evento todo voltado para elas. A maioria das nossas artesãs são mulheres, então, é importante que elas venham mostrar o trabalho de cada uma, que isso vai dar um up na vida delas também”, enfatizou Derace Muriel, Coordenadora do Departamento de Emprego e Renda da Seaspac.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio