FCCM: Músicos realizam últimos ensaios para o III Giro Cultural de Marabá
O palco já está montado e os alunos e músicos da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) já estão afinando os instrumentos, aquecendo as cordas vocais e arrumando os últimos detalhes para as apresentações do 3º Giro Cultural do município, que será realizado nesta sexta, sábado e domingo (26, 27 e 28) em frente do Museu Municipal, na Marabá Pioneira.
A Nayara Carvalho é uma das alunas da Fundação e se apresentará pela primeira vez no Giro Cultural. Ela garante que animação não vai faltar. “Expectativa está muito grande. A organização está muito top, eu acredito que será lindo e todos vão gostar. Já me apresentei outras vezes pela FCCM, mas nunca no Giro, estou muito animada”, comenta a aluna que toca saxofone e flauta doce.
O primeiro dia do Giro Cultural é marcado pela tradição do cortejo do Divino Espírito Santo e Santo Reis que está entrelaçada com a história de Marabá. Segundo os foliões mais antigos, as primeiras coroas – símbolo maior da divindade – desembarcaram no município no início do século passado, vindo de regiões do Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.
No segundo dia, no período da manhã, as crianças que compõe os projetos da FCCM vivem uma festa de forma lúdica e animada, com a presença do Boi Marabazim e das Lendas Amazônicas que saem de dentro do Museu Municipal Francisco Coelho e fazem a festa na Praça Duque de Caxias.
“O primeiro dia, que é amanhã, vamos sair na rastão com a turma do Divino, que é essa parte que a gente está ensaiando, e no dia 27, que é o sábado, vamos sair com a turma que é o Boi Marabazim. Então, a gente dividiu essas rítmicas entre o regional, trazendo essa cultura no nosso paraense, junto com as outras culturas”, explica o maestro Walquimar Guedes.
Ele ressalta que nos dois dias, os músicos tocarão pelas ruas da Marabá Pioneira. Na sexta, os músicos passarão pela feira dos ambulantes e no sábado o percurso será pela Praça São Félix. “A apresentação começa 19h e vai acontecer primeiro na arena, em frente ao palco. Depois a gente vai sair com os foliões dando uma volta na avenida. O primeiro percurso a gente passa aqui em frente, com os foliões do divino. No segundo percurso, a gente já dá uma volta na praça porque tem uma música que fala sobre volta em praça”, descreve o músico.
Resgatar elementos importantes da cultura popular e mostrar às crianças e jovens o valor da história de Marabá está entre os objetivos da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) que promove, pelo terceiro ano consecutivo, o Giro Cultural no Museu em alusão ao aniversário da cidade. Nesta terceira edição, o Giro Cultural vai contar com shows gratuitos da Banda Fruto Sensual e da cantora Liah Soares, nascida em São João do Araguaia.
Na sexta, 26, e no sábado, 27, haverá apresentações do Divino Espírito Santo e Santo Reis, Boi Marabazim e Lendas Amazônicas, durante o dia. No domingo, 28, será o lançamento do livro “O Tucunaré”, da escritora Eliane Soares, e do documentário “Serra das Andorinhas”, produzido pela FCCM durante pesquisa arqueológica feita na Vila Santa Cruz, no município de São Geraldo do Araguaia.
“Serão duas noites de programação. Na primeira noite, temos a Ruanna Ly e a banda Fruto Sensual. No dia 27, nós temos uma programação maravilhosa. Nós temos o professor Carlos, que é um musicista, um artista maravilhoso. Depois, nós temos as Queens, que são as bolsistas da fundação, banda só de mulheres, um negócio sensacional. E, depois, temos a orquestra de cordas da fundação, que é uma orquestra popular de Marabá, vai ser um show. Sem esquecer que, na manhã do dia 28, no domingo, teremos o lançamento do livro “Histórias do Tucunaré”, aqui no museu”, reforça a diretora do Museu Municipal, Wania Gomes, ressaltando o lançamento também do documentário “Serra das Andorinhas”.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Aline Nascimento