Gestão: EMEF São Francisco, no bairro Infraero, é entregue revitalizada para mais de 200 alunos
Animados, os alunos ocuparam as primeiras cadeiras na cerimônia de reinauguração da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Francisco, localizada no bairro Infraero. A escola agora está mais bonita e confortável com a conclusão da revitalização feita pela Prefeitura de Marabá. A obra foi entregue oficialmente na sexta-feira (22) e contou com a presença do prefeito Tião Miranda, do vice Luciano Dias, da secretária de educação Marilza Leite, vereadores, secretariado, além de alunos, pais e servidores.
Na EMEF São Francisco estudam 250 alunos do 5º ao 9º ano, moradores do bairro KM 02, Infraero, Bela Vista e outros, agora contam com espaços adequados para facilitar o ensino aprendizagem. Além das salas de aulas climatizadas, a escola conta com laboratório de informática, sala de leitura, sala de recursos, sala de xadrez, que é uma novidade, e áreas de recreação, como um tapiri e um pátio ao lado da escola. A unidade de ensino passou por retelhamento, reforma hidráulica e elétrica, além de pintura.
“Uma escola muito aconchegante! O importante é que resolvemos muitas questões estruturais da escola que melhorou muito, está muito agradável, a gente ver a alegria das crianças, fazemos tudo por elas. Eu faço centenas de obras, mas nada me deixa mais feliz do que reformar e construir escola”, comenta o gestor Tião Miranda.
“Durante as obras pude testemunhar aqui, a satisfação tanto dos servidores quantos dos alunos, então estamos muito felizes. Ainda temos muitas obras para serem entregues esse ano, tanto no campo quanto na zona urbana, e ainda a outras sendo programadas”, informa Marilza Leite, Secretária de Educação.
“Ao fazer uma análise de todo o percurso da EMEF São Francisco, a gente ver o quanto ela evoluiu. Saímos de uma casa de tábua, para um prédio moderno. A escola foi revitalizada, recebemos toda estrutura elétrica, hidráulica, drenagem em todos os espaços, a escola está bem funcional. A comunidade recebe com muita gratidão a estrutura. É um espaço propício à aprendizagem, ao trabalho pedagógico”, ressalta Vanusa Barros, gestora da EMEF São Francisco.
Comunidade escolar comemora o novo momento
Uma novidade da escola é a sala de xadrez, já que a escola conta com o projeto de xadrez há 15 anos. O professor Gileno Rocha esclarece que, apesar de ser um esporte, no ambiente escolar funciona de forma pedagógica, mas ainda assim, rendeu várias premiações a EMEF em competições regionais, por exemplo. O projeto é realizado duas vezes por semana para cada turma. “É uma disciplina que reforça a memória, concentração dos alunos é um esporte que ensina a disciplina. Com a revitalização a gente fica feliz porque a escola ganha uma sala de xadrez, isso é muito legal, já tínhamos alguns materiais como jogos, tabuleiros e relógios e uma sala pra gente poder fazer nossas aulas com mais tranquilidade”, afirma o professor.
Ana Luísa Costa, 12 anos, estudante do 8º ano, observa que as melhorias refletem na motivação dos alunos. “Melhorou no aprendizado e estética da escola. Mudou tudo praticamente, tá muito melhor agora. Gostei de tudo, aqui no pátio era terra e agora tá melhor. A sala de leitura também tá legal”, disse a estudante que também participa do xadrez.
Alife Oliveira, estudante do 9º ano, também demonstrou alegria com o novo ambiente escolar e disse que sentia falta de um espaço maior para recreação nos intervalos. “Melhorou a organização, antes não tinha piso aqui nessa área [pátio], a climatização das salas. Tá show de bola! Aqui no pátio será meu espaço preferido nos intervalos”, afirma o jovem.
Gileno Rocha, prof. de xadrez Ana Luísa Alife Oliveira
Veja outras fotos:
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento e Jordão Nunes