Educação: Dia de festa no Residencial Tiradentes com a inauguração da EMEF Profª Izaura de Fátima Noceti
Foi entregue nesta quarta-feira, 30, à comunidade do Residencial Tiradentes, em Morada Nova, uma nova e moderna estrutura de ensino, a Escola de Ensino Fundamental Professora Izaura de Fátima Noceti. O espaço, com capacidade para mais de 650 alunos, conta com 10 salas de aula climatizadas, biblioteca, laboratório de informática, área administrativa e uma quadra coberta de 570 metros quadrados.
“Esta era uma reivindicação antiga. Agora, temos uma escola ampla e bem equipada, que atende 650 alunos, e ver a alegria das crianças neste espaço é gratificante”, ressaltou o prefeito Tião Miranda.
A escola, que também conta com uma área de 1.470 metros quadrados somente no prédio educacional, foi planejada para ser mais que um ambiente de ensino, oferecendo conforto e segurança para os alunos, antes obrigados a se deslocar até Morada Nova para estudar.
“Sim, o NEI é a faixa etária de 3 a 5 anos, aqui é educação fundamental. Nós estamos falando de 1.470 metros quadrados só do prédio educacional, construída toda do zero, desde o aterro, completa, é uma escola nova, 100% nova. E a quadra também coberta, totalmente coberta, são mais de 570 metros quadrados, o que totaliza mais de 2.000 metros de obra, associando sempre esporte, educação, para a gente dar o melhor de infraestrutura para os alunos. Eu sempre falo que educação é uma porta que dá grandes oportunidades”, completou a secretária de obras, Ana Betânia Moreira.
Impacto na Comunidade e na Vida dos Alunos
Aliene Leonardo de Carvalho Targa, diretora da nova escola, ressaltou a transformação para alunos e famílias: “Antes, nossos alunos enfrentavam longos trajetos. Agora, estamos dentro do próprio bairro, o que facilita a presença dos pais e permite uma maior integração entre família e escola”.
Para Miguel Augusto Oliveira, aluno do 5º ano, o novo espaço representa uma melhoria em sua rotina escolar: “Aqui tem mais espaço e tudo é muito melhor. Estou muito feliz com a inauguração”.
Diely Costa Veloso, mãe da aluna Ana Sofia, do 2º ano, expressou a alegria e o sentimento de gratidão ao ver a filha estudando na nova unidade: “Nós estamos extremamente felizes. Gratidão ao nosso prefeito e toda a sua equipe. Essa escola era algo muito sonhado, desejado por todos da nossa comunidade. Antes, nossos filhos precisavam ir de ônibus para a Morada Nova para estudar, então é um sonho realizado ver uma escola tão bonita e aconchegante dentro do residencial. A gente percebe que os nossos filhos estão felizes, e isso transmite uma felicidade imensa para nós, pais.”
Legado e Futuro da Educação no Bairro
A obra, financiada com recursos municipais, foi comemorada pela secretária de Educação, Marilza Leite, que enfatizou o compromisso da gestão com a comunidade do Residencial Tiradentes: “Esta é a primeira escola de ensino fundamental e médio da área, um compromisso que assumimos com a população e que nos deixa muito felizes. A estrutura moderna e bem equipada certamente contribuirá para um aprendizado de qualidade”.
Alberto Araújo, professor pedagogo, reforçou a importância do espaço para o aprendizado: “Um ambiente bem planejado faz toda a diferença. Aqui, as crianças têm acesso a uma biblioteca, laboratório de informática e uma quadra esportiva. Esse espaço completo incentiva o desenvolvimento integral dos alunos”, acrescenta.
Para a comunidade do Residencial Tiradentes, a nova escola é uma vitória aguardada e celebrada. Segundo o vereador Márcio de São Félix, a estrutura dentro do bairro facilita o acesso dos alunos à educação e representa um passo importante para a qualidade de vida local: “Antes, o transporte escolar era uma necessidade, mas também um risco e um custo. Agora, as crianças podem estudar perto de casa, com conforto e segurança”.
A Escola Professora Izaura de Fátima Noceti passa a integrar o sistema municipal de ensino como um espaço não só para a educação, mas para o fortalecimento da comunidade, oferecendo mais do que um local de aprendizado — uma segunda casa para centenas de estudantes do Residencial Tiradentes.
Dona Zelinda Noceti Servilha, de Izaura de Fátima, homenageada que dá nome à escola, relembrou o amor da irmã pela educação: “A Izaura sempre foi apaixonada por ensinar, muito dedicada aos alunos. Ela cuidava das crianças como se fossem seus filhos.”
Izaura Noceti foi professora em Marabá por muitos anos e deixou um legado de dedicação e empenho na formação de seus alunos.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Jordão Nunes, Paulo Sérgio e Sérgio Barros