Com o tema “Educação para Justiça Climática na Amazônia Paraense: protagonizando práticas sustentáveis em Marabá” definido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), as escolas de ensino fundamental do município se preparam para o grande desfile oficial da Semana da Pátria, que acontecerá no domingo, 7 de setembro, na Avenida Antônio Maia, na Marabá Pioneira. 

Uma das escolas que tem intensificado os ensaios é o Colégio Militar Rio Tocantins (CMRio), que levará cinco pelotões para as ruas, sendo um da fanfarra com 56 alunos, alunos destaques do ensino médio, fundamental e dos clubes de esportes, com 40 componetes cada, sendo este último com os calouros 2024 que hoje estão na faculdade. 

A diretora da escola, Gilda Rios, explica que o tema vem sendo trabalhado em sala de aula desde o primeiro semestre. “Em cima do tema, que é sobre a COP30 (30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas), essa preocupação com o planeta, nós reunimos com a equipe docente, realizando trabalho com os alunos e daí foi delimitado com cada segmento da escola, nos seus cinco pelotões, os devidos temas. Desde o primeiro semestre planejamos junto com os professores de ciências, geografia e Língua Portuguesa essa criação”, expõe. 

Os ensaios começaram no início do mês de agosto e são realizados com a supervisão da Polícia Militar, que é parceira da escola. “Porque os pelotões são formados pelos alunos destaques do bimestre. É meritocracia. Então como tem que ter um quantitativo de alunos para participarem, aí a gente segue a normativa mesmo do desfile militar. Além do quantitativo da secretaria de educação, nós também fazemos a organização de acordo com a polícia militar”, pontua Gilda. 

O aluno do 3º ano do Ensino Médio, Pedro Paulo Monteiro é comandante da turma e afirma da relevância do desfile como papel social. “A gente sabe a importância da escola pra comunidade. Ela gerou resultado positivo para a região melhorando a qualidade de ensino dos alunos, melhorando a qualidade de vida, tendo mais policiamento, mais segurança e também o orgulho que a gente gera pra nossa família”, frisa o aluno. 

Ana Batista é aluna do 9º ano do Ensino Fundamental. Ela se sente honrada em ser a comandante do seu grupo e afirma que gosta muito de participar desses momentos da escola. “É muito bom, porque esse ano é o meu último no fundamental. Eu me sinto honrada, porque me escolheram para ser comandante de uma companhia. Aí eu comando a companhia de manhã e aqui de noite eu ensaio”. 

Outra escola que está ativa nos ensaios é a José Mendonça Vergolino, na Marabá Pioneira, que levará oito pelotões com 100 alunos de todas as séries. Todos os dias um grupo de alunos se dirige para o Ginásio Osorinho para os ensaios do desfile que marca o dia da Independência do Brasil. A diretora Iraildes Paula conta que cada pelotão vai representar uma parte desse tema com representação dos saberes da Amazônia, da família, o balé, entre outros. 

“Como a temática é sustentabilidade, todos os pelotões estão trabalhando e pensando nesse tema de sustentabilidade e também levando em consideração e foco nos saberes da nossa cidade, nos saberes da Amazônia paraense mesmo. Dentro do contexto de Marabá. Os pelotões vão retratar alguns saberes, porque nós temos alguns projetos, projetos estes que são em parcerias como a Casa da Cultura, como o Balé, temos também os projetos com a Semel e também outros pelotões como o Pelotão da Família, que vai estar acompanhando, porque geralmente a família traz essa parceria com a Escola. Tudo isso vai ser representado nesse dia”, explana a gestora escolar. 

A aluna do 5º ano, Andressa Emanuele Mendonça afirma que é muita emoção desfilar pela escola. “O desfile, pra mim, é muito importante, até porque é meu último ano desfilando, é uma emoção só, não só a minha, mas como das outras também. Todas as meninas do pelotão de Porta Bandeira, elas também, é o último ano delas desfilando. O nosso objetivo é sermos as guardiãs que ficam protegendo a nossa bandeira, a bandeira da escola, do Brasil, do Pará, assim, esse é o nosso objetivo”, finaliza.

Confira mais imagens:

Texto: Fabiana Alves
Fotos: Paulo Sérgio Santos