FCCM: Parque Natural Ambiental João Anselmo será entregue nesta terça-feira (17)
Localizado entre Morada Nova e a Vila Murumuru, o Parque Natural Ambiental João Anselmo recebe os últimos ajustes para a grande inauguração, prevista para esta terça-feira, dia 17. O espaço, administrado pela Fundação Casa da Cultura de Marabá, ocupa uma área de 222 mil metros quadrados e será um marco para a preservação ambiental, pesquisa científica e lazer na região. O parque está situado na área da antiga Reserva Ambiental Murumuru, criada pelo professor Noé Von Atzingen. A Prefeitura adquiriu a propriedade em 2019, desde então, a área passou por projetos de revitalização e levantamento da flora e fauna e criação de trilhas apresentando uma nova estrutura.
Atualmente ocorre o reflorestamento de algumas áreas do Parque e já foi realizado o inventário de Fauna e Flora. No local, foram construídos três blocos, além da portaria, onde irão funcionar como salas de aula e de pesquisa, como também espaço para palestras com estudantes e demais visitantes.
Segundo a presidente da FCCM, Wânia Gomes, o parque foi projetado para receber pesquisadores de todo o Brasil e fortalecer a Educação Ambiental e Científica. “Essa é uma conquista importante para nossa região. O parque é moderno, segue todas as leis ambientais e será um patrimônio significativo para a cultura e o meio ambiente de Marabá”, afirmou.
Publicação
Durante a cerimônia, será lançado o livro “Fauna Terrestre do Parque Natural Municipal João Anselmo”, organizado pelo biólogo Manoel Ananis Lopes Soares. A publicação será bem didática para servir de apoio para guias, pesquisadores, professores e comunidade em geral.
“O livro vai dar, além de informações sobre o parque, um apanhado geral sobre a fauna da região. Foram catalogadas 92 espécies de animais, 62 de aves, 20 de mamíferos e 11 de répteis. Espécies endêmicas da região amazônica mamíferos vulneráveis de extinção e temos também aves como o jacu e aves recém identificadas como o sabia de óculos que não havia sido registrado na região de Marabá”, explicou.
Ainda de acordo com Ananis Lopes, dentre as árvores identificadas e catalogadas está a Castanheira, árvore símbolo da cidade de Marabá e também a Virola, muito usada na medicina popular amazônica e ameaçada de extinção.
Homenagem
O técnica agrícola João Anselmo Caldas Filho era servidor da Prefeitura e atuou por mais de 20 anos no setor de paisagismo. Natural de Santa Rosa de Viterbo (SP), ele faleceu em Marabá, no 1º de fevereiro de 2021, aos 61 anos, vítima de covid. Foi casado com Kátia Valéria Caldas, por 35 anos, com quem teve as filhas Thais Cristina da Costa Caldas e Tammy Bárbara da Costa Caldas. João Anselmo veio para o Pará para trabalhar na empresa Vale, no início da década de 1980, e depois trabalhou na gestão do prefeito Geraldo Veloso, quando começou a cuidar do paisagismo da cidade, sempre dedicado à arborização
Serviço:
Convite: Parque Natural Ambiental João Anselmo
Dia 17, terça-feira
Às 16h
Local: Margem esquerda da estrada de Murumuru, com acesso por Morada Nova
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sara Lopes
Confira outras fotos: