SMS: Unidade Saúde da Família Pedro Cavalcante, revitalizada e ampliada, será entregue nesta quinta-feira, 23
Já em funcionamento há cerca de um mês, os servidores e usuários da Unidade Saúde da Família (USF) Pedro Cavalcante, na Avenida Transamazônica, bairro Amapá, núcleo Cidade Nova, vivem a expectativa da entrega oficial para a comunidade, que acontecerá nesta quinta-feira, 23, a partir das 17 horas.
A USF dispõe de sete novos consultórios, utilizados para atendimentos médicos e de enfermagem. Além disso, o novo espaço possui sala de triagem, sala de vacinação, sala de teste do pezinho, farmácia, sala de curativos, regulação, sala de esterilização, dois consultórios odontológicos e seis banheiros, sendo dois para pessoas com deficiência. Com isso, a área do setor de atendimentos e serviços compreende 605,5 m² e o setor administrativo 94,4m².
O local ganhou também um segundo piso onde ficam as salas do setor administrativo, como a sala da gerência, sala dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e o almoxarifado. Com a ampliação, a USF ganhou 21 novos ambientes, totalizando 44 espaços no novo prédio, incluindo um auditório.
A gerente da unidade, Lohanna Beatriz Chaves, afirma que a ampliação ajudou bastante na privacidade do paciente e maior qualidade no atendimento para os pacientes. “Nós estávamos muito ansiosos por essa mudança e está sendo muito bom o fluxo. A gente percebe que essa ampliação melhorou muito o atendimento, pois agora os profissionais têm um ambiente adequado para trabalhar. Eles gostaram muito, algumas até decoraram a sala”, comenta, ressaltando a ampliação também do auditório.
“Agora conseguiremos trazer mais ações, essas atividades para a população de forma mais adequada. Tem a questão da odontologia também, que no antigo prédio a gente não tinha. E querendo ou não, isso traz uma agilidade também para a gente em questão dos indicadores e tudo mais, fica mais próximo para ter esse controle. Então, para nós, será de grande valia, grande ganho”, complementa.
A unidade está funcionando no momento com três médicos, que realizam em média 16 atendimentos por dia, cada um, somando 48 atendimentos diários. O médico Emídio Moura comemora o aumento na quantidade de consultórios.
“Hoje a gente consegue realizar nosso trabalho sem a dificuldade de local físico, onde a gente consegue ter mais privacidade com o paciente, consegue atender de uma maneira mais humana, mais educada, mais reservada. E dessa forma, dar um atendimento de maior qualidade para eles. Tudo foi melhorado pra que o paciente se sentisse acolhido da melhor maneira possível. A expectativa é de concretização desse sonho, que eu acredito, de toda a comunidade, de que é ver esse posto que ajuda tantas pessoas novamente em ação”, pontua.
Na sala de vacinação fica a técnica de enfermagem Nísia Mota, que está satisfeita com o novo espaço, totalmente revitalizado com mobiliário planejado. “Todo mundo, inclusive a população, os funcionários, amamos a nova reforma. Ficou um espaço aconchegante, onde os pacientes podem se acomodar, aguardar com conforto, em um ambiente climatizado, com cadeiras novas, bastante espaçoso, sem aquela aglomeração, o que mostra um ambiente mais sofisticado”, elogia.
A dona de casa, Laís Ribeiro, já frequenta a unidade há dois anos e estava aguardando uma consulta com o médico. “Achei que melhorou mais, o atendimento também, está melhor do que era antes. Estou gostando. Eu creio que tem muita coisa aí pra acontecer”, encerra.
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Sérgio Barros (drone) e Patrícia Pereira sob supervisão de Fabiana Alves