
Extra muro: Equipe de Saúde faz atendimento aos desabrigados em consequência das enchentes em Marabá
A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Defesa Civil e estudantes de Enfermagem da Faculdade Anhanguera, realizam ações de saúde itinerante nos abrigos onde estão acolhidos moradores de Marabá atingidos pelas enchentes. A ação consiste em oferecer atendimentos primários com médico clínico geral, atendimento de enfermagem para as crianças, vacinas, aferição de pressão, glicemia e distribuição de medicamentos, as famílias também passaram pela triagem do bolsa família.
O Departamento Extramuro da Diretoria de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) leva atendimento itinerante nos bairros da cidade e agora também aos abrigos. A coordenadora do Extramuro, Elitis Suzana Costa fala da ação que acontece essa semana.


“Atendemos aqui neste abrigo da Rua 5 de Abril na Velha Marabá, depois atenderemos nos abrigos da Borges, também aqui na Velha Marabá, continuando na Avenida Sororó e Avenida Tocantins, até finalizar todos. Nossa intenção é realizar esses atendimentos periodicamente a cada 15 dias nos abrigos onde as pessoas estão alojadas, assim a Secretaria de Saúde, a Defesa Civil e outros órgãos que estão interligados pretendem fazer essa assistência. Eles estão sendo assistidos também pela Seaspac. Enquanto tiver abrigo, nós estaremos aqui.”
As famílias alojadas ficaram satisfeitas com a ação de Saúde. A senhora Maria de Nazaré Barbosa conta como foi o seu atendimento.


“Nós só temos que agradecer a Deus e ao povo que faz isso, porque muitas vezes a gente não tem oportunidade de ir no posto e aí vindo aqui até nós, facilita tudo. Fui vacinada eu e minha filha e estou muito grata por isso. Também recebi atendimento médico e peguei medicamentos.”
Senhor Edivaldo Silva Feitosa também ficou satisfeito com esta ação que possibilitou cuidar mais da sua saúde.


“Muito bom os atendimentos, porque a gente vai no postinho e às vezes a consulta demora, ainda mais pra pegar o remédio que a gente necessita. Aqui recebemos tudo. Passei pela médica, vacinei e peguei remédios. Quero parar de fumar e beber. Espero que cada vez melhore mais”, pontua.
Os alunos de enfermagem da Faculdade Anhanguera acompanhados da enfermeira Giane Silva, ofereceram atendimentos na ação de saúde.


“É muito importante essa ação para trazer os alunos para a realidade dessa ação em saúde, juntamente com a Secretaria de Saúde. Agradecemos por essa oportunidade. São ações de extrema importância, pois estamos levando prevenção e cuidados até essas famílias que estão nesta situação de emergência.”
A Defesa Civil de Marabá exerce um trabalho incansável nos atendimentos e fiscalizações dentro dos abrigos, para que os desabrigados recebam os serviços com dignidade.


“Tentar amenizar os impactos trazidos pelas enchentes é nosso dever. Em todos os abrigos terão atendimentos médicos, atendimentos com os enfermeiros, ACS com atualização da caderneta de vacina e o peso para o Bolsa Família. Como já é comum em Marabá a questão das enchentes, fazemos uma contingência, para tentar amenizar a situação das famílias, para trazer esses atendimentos básicos e trazer dignidade”, ressalta a agente da Defesa Civil, Yara Silva.




Texto: Sarah Maria
Fotos: Sara Lopes