FCCM: 3° Festival de Verão reúne centenas de pessoas para apresentações de artistas regionais e concurso de vocal e instrumental
No último final de semana de julho, ocorreu a 3ª edição do Festival de Verão da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM). A programação ocorreu com diversas apresentações musicais dos concorrentes do concurso de música vocal e instrumental com alunos da Fundação e outras atrações.
O palco, montado em frente ao Museu Municipal Francisco Coelho, na Praça Duque de Caxias, reuniu centenas de pessoas na noite de sábado, 27, que puderam acompanhar um pouco dos talentos musicais da terra.
O grupo Pandeirada da Escola de Música Maestro Moisés Araújo abriu a noite.
A Orquestra Popular de Marabá também se apresentou com os sucessos Exagerado, de Cazuza; Pelados em Santos, do Mamonas Assassinas e Voando pro Pará, de Joelma. Essas duas últimas canções em parceria com a cantora Nenzinha do Calypso.
Trazendo medleys de sucessos do Raça Negra, bregas marcantes e carimbó, a Banda Municipal de FCCM movimentou o público.
No concurso de música instrumental, o vencedor foi Nicolas Silva, aluno há três anos da FCCM, que tocou na bateria a música Incompatibilidade de gênios, de João Bosco.
“É um sentimento inexplicável, mas um sentimento também de muita alegria de ganhar o festival. Eu não imaginava ganhar”, ressalta.
Entre o público estava o casal Frank Willians Sacramento e sua esposa Maida Beatriz, que acompanhavam as apresentações da noite.
“A cultura é sempre importante, ainda mais aqui na Velha Marabá onde tem sempre esses eventos maravilhosos. Isso traz a comunidade a conhecer mais sobre a música. A música é inclusiva, eu entendo como, faz parte da sociedade. Ficamos sabendo da programação e viemos aqui curtir um pouquinho. Sempre que tem essas bandas se apresentando, essas feiras culturais, estamos presente porque isso move a cidade, o ambiente que a gente está”, destaca.
Na categoria vocal, o vencedor foi o pequeno Luiz Gabriel Menezes, que interpretou a música Stand Up, de Cynthia Erivo.
Após a final, quem comandou o palco foi Nenzinha do Calypso, que compartilha seu sentimento em se apresentar no festival.
“Para mim, é um prazer imenso participar dessa programação maravilhosa da Fundação Casa da Cultura. Um evento dessa grandeza é muito importante para o povo de Marabá. A gente precisa desse tipo de evento para agregar os jovens, mas não só eles como as pessoas que trabalham com música, nós artistas”, avalia a cantora.
Para a presidente da FCCM, Wania Gomes, a 3ª edição do Festival de Verão foi um sucesso, que mostra o quanto a cultura tem ampliado espaços em Marabá.
“A avaliação que a gente faz é que houve um salto muito grande de talentos. A gente teve dois dias de eliminatórias. Percebemos que mais uma vez a nossa cultura só vem se consolidando e nada melhor do que encerrar o nosso veraneio com uma linda noite dessa, um público maravilhoso”, afirma.
A noite finalizou com a apresentação do cantor de brega Kim Marques, o “Professor do Brega”.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Luis Fernando sob supervisão de Nathália Costa.