
FCCM: Mais de mil alunos participam das atividades culturais e esportivas na Praça da Juventude
Na animada Praça da Juventude, ligada à Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), não há espaço para monotonia. O local, que se tornou referência em atividades culturais e esportivas para crianças, jovens e adultos, atende atualmente 1.130 pessoas. Dentre elas, 1.010 são crianças matriculadas nos cursos oferecidos e 120 mulheres que participam das aulas de zumba.
A Praça da Juventude oferece 12 cursos gratuitos, realizados duas vezes por semana, abrangendo desde práticas esportivas, como caratê e skate, até atividades culturais, como teatro e violão. Segundo Sirleia Andrade, coordenadora do espaço, o objetivo é proporcionar um ambiente estimulante para que os alunos possam desenvolver habilidades e sonhar com um futuro promissor.


“Nós vemos aqui uma oportunidade para essas crianças crescerem e se desenvolverem. É um espaço seguro, onde elas podem sonhar e encontrar novas possibilidades para o futuro”, destaca a coordenadora.
Além das atividades regulares, a praça conta com atendimento de uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicólogo e psicopedagoga, garantindo suporte às crianças que precisam de acompanhamento especializado. Ela conta que atualmente, um aluno cadeirante recebe atendimento específico para que possa aproveitar ao máximo as atividades.
“Buscamos essa inclusão e atender ao máximo todas as crianças. Então temos uma equipe que busca verificar as necessidades de cada criança para propiciar o melhor ambiente possível para que ela frequente as aulas e atividades”, complementa.
O trabalho desenvolvido na Praça da Juventude vai além das aulas. A assistente social Marcilene Pinheiro Arraes reforça que o atendimento psicossocial desempenha um papel fundamental na vida das crianças e suas famílias.


“Nós não apenas encaminhamos, mas acompanhamos cada caso, buscando soluções junto à rede de saúde do município. Esse acolhimento tem feito à diferença, e é gratificante ver o reconhecimento das mães pelo nosso trabalho”, conta.
Novidades também fazem parte do calendário da Praça da Juventude. Neste ano, foi iniciado o curso de musicalização e práticas de banda, além da introdução de um momento cívico mensal, realizado sempre no período da manhã.
O professor Waldemar Guedes, responsável pelo curso de fanfarra, destaca a importância da música na formação dos jovens.


“Aqui, a fanfarra não se limita ao 7 de setembro. Trabalhamos com ritmos regionais e nacionais, incentivando os alunos a explorar e valorizar nossa cultura musical”, explica.
A estudante de Flauta, Haysha Rebeca, 9 anos, não esconde a animação.


“Eu gosto muito de vir para cá. Me sinto bem e tenho aprendido muito”, conta a menina
Para Lorranny Cruz Alves, 12 anos, a Praça da Juventude é muito mais do que um espaço de aprendizado; é um lugar de descobertas.


“Já fiz curso de skate, teatro, e agora estou no caratê e na informática. O caratê é o meu preferido!”, conta a jovem moradora do bairro Araguaia. Apesar de uma queda que a fez repensar o skate, ela garante que todas as experiências foram enriquecedoras. “Tenho uma irmã que participa de algumas atividades, para nós é muito bom”, ressalta.
As matrículas foram encerradas no mês de março, mas novas vagas estarão disponíveis em julho. Podem participar crianças, jovens e adultos, independentemente de estarem matriculados em escolas públicas ou particulares.
A Praça da Juventude continua sendo um espaço de aprendizado, cultura e crescimento, onde cada criança que chega encontra um mundo de possibilidades para explorar. Seja através da música, do esporte ou da arte, o importante é sonhar — e a praça está lá para ajudar a tornar esses sonhos realidade.












Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio