FCCM: Encanto toma conta da Marabá Pioneira no segundo dia do 3º Giro Cultural
A manhã deste sábado, 27 de abril, foi uma verdadeira ode à cultura popular de Marabá com a programação do segundo dia do 3º Giro Cultural do município, promovido pela Fundação Casa da Cultura (FCCM), com apoio da Fundação Cultural do Pará, em frente ao Museu Francisco Coelho, na Marabá Pioneira. Embalando o público com canções populares, as Bandas de Fanfarra da FCCM animaram o público. Logo, em seguida, fortalecendo a tradição dos bois-bumbás, o Boi Marabazim arrastou os brincantes pelas ruas do núcleo pioneiro, empolgando por onde passava.
O Boi Marabazin, criado há três anos para o Giro Cultural, teve reforço de um convidado muito especial: o Boi Flor do Campo, que esteve no palco de apresentações.
“O giro cultural já nasceu grande e veio para fortalecer as nossas raízes culturais, as nossas manifestações, diversidades e expressões culturais”, pontuou Wania Gomes, presidente da Fundação Casa da Cultura.
O Boi Marabazin integra mais de 400 crianças na apresentação, estudantes dos vários projetos de extensão da Casa da Cultura, como esclarece a coreógrafa e professora de dança da instituição, Valéria da Silva.
“Estou aqui em nome da minha equipe e é muito gratificante estar aqui hoje porque são muitos dias de trabalho, são muitas crianças, é um trabalho árduo. São todas as extensões, a gente vai em uma, em outra, ensina um pouco aqui, um pouco ali. Foi maravilhoso”, finaliza.
Para tornar tudo ainda mais mágico, o público teve a visita dos das nossas lendas amazônicas. Fantasias gigantes arrancaram sorriso e admiração de adultos e crianças. Muitas dessas fantasias, como a Porca de Bobs, uma lenda marabaense, fazem parte do acervo da Sala de Lendas do Museu Municipal.
Toda a vivência cultural da manhã fez Bárbara Dias reviver bons momentos do período de criança, memórias afetivas que ela deseja construir nos filhos Guilherme, 11 anos, e Isabela, 11 meses.
“Para mim, é uma emoção muito grande viver esse momento cultural da cidade, por conta de que eu vivi isso na minha infância, eu tenho uma memória afetiva gigantesca. Estar aqui hoje, vendo e trazendo meus filhos, é um sonho, eu fico até emocionada porque, além de tudo, lembro dos meus familiares, de quem vivia esse momento comigo. Tá um show, um espetáculo maravilhoso”, declarou.
O público ainda foi agraciado com uma chuvinha marota no final das apresentações. “E, hoje, nós tivemos a benção nesse arrastão, por essa chuva maravilhosa, que veio para refrescar nesse nosso calor amazônico”, pontuou a presidente da Casa da Cultura, Wania Gomes.
Além da festa cultural da manhã, tem mais Giro Cultural à noite, em frente ao Museu Municipal, com shows da banda The Queens, Orquestra Popular de Marabá e Liah Soares. O encerramento dessa edição do Giro será no domingo, no Museu, com os lançamentos do livro “A história do Tucunaré”, de Eliane Soares, e do documentário “Serra das Andorinhas”, feito pela FCCM com apoio da Duo Produtora.
Abertura
O 3º Giro Cultural começou na sexta-feira, 26, com cortejos do Divino Espírito Santo e Santo Reis, pela manhã, e shows, à noite, de Ruanna Ly e Fruto Sensual.
Texto: Kélia Santos e Nathália Costa
Fotos: Paulo Sérgio Santos