
FCCM: Casa da Cultura encerra Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT)
A Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) encerrou nesta sexta-feira a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), iniciativa que reuniu servidores, estagiários e colaboradores em uma programação voltada à conscientização sobre segurança, saúde e bem-estar no ambiente profissional.
Durante cinco dias, a equipe participou de palestras, dinâmicas, apresentações teatrais e sorteios de brindes, todos com foco na prevenção de acidentes. A presidente da FCCM, Thaís Cariello, destaca que a semana foi um momento de preparação e atenção para riscos muitas vezes invisíveis.


“É um tempo completo de conscientização, onde nossos servidores e estagiários entendem a importância de se prevenir. Queremos que cada um venha trabalhar e volte para casa com segurança”, afirma.
O coordenador do Departamento de Segurança do Trabalho da FCCM, Edmundo Júnior, explica que a SIPAT é um evento anual que reforça práticas seguras já trabalhadas ao longo do ano.


“Aqui, o servidor passa grande parte do dia. É como se fosse a segunda casa dele, por isso temos que cuidar para que trabalhe com segurança e saúde. Tivemos apoio de parceiros como o Corpo de Bombeiros, o DMTU e palestrantes que falaram de temas importantes, como apneia do sono. Também promovemos brincadeiras e sorteios para tornar o aprendizado mais leve”, disse.
Entre os destaques da programação esteve a participação da Companhia das Artes, que apresentou uma peça cômica sobre segurança no trabalho. O ator e servidor Luiz Henrique, que interpretou a personagem Dona Ana, explicou que o objetivo foi levar informação de forma descontraída.


“Mostramos a importância do uso de EPIs e cuidados no ambiente laboral. Mesmo quando achamos que está tudo seguro, existem detalhes que precisamos observar”, comentou.
Para quem acompanhou as atividades, o aprendizado foi marcante. João Pedro, servidor da FCCM, disse que a semana trouxe orientações valiosas.


“Aprendemos a manusear extintores de incêndio, a ter cuidado com chão molhado e outros riscos que podem surgir no dia a dia. É um alerta para estarmos sempre atentos”, relata.
Com a união de informação, interação e criatividade, a SIPAT da Fundação Casa da Cultura reforçou o compromisso da instituição com a valorização da vida e a promoção de um ambiente de trabalho mais seguro para todos.








Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio
Post Recentes
Categorias de Notícias
- AÇÃO SOCIAL
- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ÁGUIA DE MARABÁ
- ALIMENTO
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- BIBLIOTECA ORLANDO LOBO
- BOLSA FAMÍLIA
- CAES
- CAPS
- CARNAVAL
- CASA DA CULTURA
- CCZ
- CIDADANIA
- CIDADE
- COMDIM
- COMUNICADO IMPORTANTE
- CONSELHO TUTELAR
- CONTRATA MARABÁ
- CULTURA
- DEFESA CIVIL
- DESENVOLVIMENTO URBANO
- DIVISA
- DMSP
- DMTU
- EDUCAÇÃO
- EMPREENDEDORISMO
- EMPREGO E RENDA
- ESPORTES
- FCCM
- FESTEJO JUNINO
- GESTÃO
- GESTÃO FAZENDÁRIA
- GMM
- HMI
- HMM
- INCLUSÃO
- INDÚSTRIA E COMÉRCIO
- IPASEMAR
- LIMPEZA PÚBLICA
- LITERATURA
- MEIO AMBIENTE
- MULHER
- MUSEU MUNICIPAL
- NOTA DE PESAR
- NOTA OFICIAL
- NOTÍCIAS
- OBRAS
- PESAR
- PLANEJAMENTO
- PLANTÃO SOCIAL
- POSTURA
- PREVIDÊNCIA
- PROCESSO SELETIVO
- PROCON
- PROGEM
- REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
- SAMU
- SAÚDE
- SDU
- SEAGRI
- SEASPAC
- SECOM
- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
- SECULT
- SEGURANÇA
- SEMED
- SEMEL
- SEMMA
- SEMTUR
- Seplan
- SEVOP
- SICOM
- SINE
- SMS
- SMSI
- SSAM
- TRÂNSITO
- TRANSPORTES
- TURISMO
- UTILIDADE PÚBLICA
- VERANEIO
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA
- ZONA RURAL