FCCM: Casa da Cultura realiza III Festival de Verão 2024
A Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), por meio da Escola Municipal de Música Maestro Moisés Araújo, anuncia a realização do III Festival de Verão 2024, Edição Interna. O evento, que abrange as categorias Vocal e Instrumental, é destinado aos bolsistas, alunos e alunas matriculados nos cursos da Escola de Música ou das 17 extensões do Projeto Música em Todo Canto.
“Acredito que seja a reverência à música e ao seu impacto na vida dessas crianças, adolescentes e jovens que são atendidos pela Escola de Música aqui da Fundação Casa da Cultura de Marabá. São impactos que a música traz em âmbito social, cultural, intelectual e até financeiro. Nós estamos lançando novos talentos através de ritmos diversos, de estilos diversos musicais”, declarou Carlos Tadeu Xavier, professor da FCCM.
O festival ocorrerá em cinco fases:
Inscrições até dia 12/7
As inscrições poderão ser feitas na secretaria da Escola de Música, em horário comercial. “Nós esperamos para essa edição 60 inscrições, sendo 30 para a categoria vocal e 30 para a categoria instrumental”, explicou Carlos Tadeu.
Audições (15/7 a 19/7)
Os candidatos inscritos passarão por uma avaliação na Escola de Música, onde serão selecionados os 10 melhores de cada categoria. “Serão eleitas as 10 maiores notas nessa fase, então dos 30 ficarão apenas 10 de cada categoria”, acrescentou Tadeu.
Ensaios (22/7 a 24/7)
Os candidatos selecionados ensaiarão com a banda base do festival no Galpão de Música da FCCM, preparando-se para as apresentações finais.
Eliminatórias (25/7 e 26/7)
A primeira noite será dedicada à categoria vocal, com apresentações dos dez candidatos. As três maiores notas serão selecionadas para a final. “A mesa julgadora dará as notas, e as três maiores notas serão primeiro, segundo e terceiro lugar, de ambas as categorias”, explicou o professor.
Final (27/7)
O evento culminará em uma grande final no Museu Municipal Francisco Coelho, a partir das 19h. As notas serão zeradas e os finalistas disputarão os primeiros lugares de cada categoria.
Carlos Tadeu enfatizou o valor cultural do festival: “A importância se dá em diversos aspectos. A música traz impactos sociais, culturais, intelectuais e financeiros. Nós estamos lançando novos talentos por meio de ritmos diversos, de estilos diversos musicais. É nesse sentido que eu encaro a importância do festival na cultura local”.
O III Festival de Verão 2024 promete ser novamente um marco na promoção da música e na revelação de novos talentos em Marabá, como na edição realizada em 2023, fortalecendo ainda mais a cultura local.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Arquivo Secom