FCCM: Parque Natural Ambiental João Anselmo é inaugurado em Marabá
Na noite de terça-feira, 17, foi inaugurado o Parque Natural Ambiental João Anselmo, na Vila Murumuru. Além de lazer, o espaço será um importante centro de observação e pesquisa da flora e fauna locais.
Na cerimônia, o prefeito Sebastião Miranda relembra o homenageado, João Anselmo Caldas Filho, que foi técnico agrícola e trabalhou por mais de 20 anos com paisagismo e arborização no serviço público municipal, falecendo em 2021. O gestor ressaltou o alcance e importância do empreendimento.
“É um prazer muito grande porque é uma área de floresta preservada com mais de 200 mil m². Eu estava falando com o biólogo que fez o inventário e tem macaco-prego, cotia, jaguatirica, muitas árvores, cedrorana, angelim. É um lugar belíssimo para as crianças começarem a ter uma interação maior com a natureza”, destaca o prefeito.
Toda a fauna e flora locais foram catalogadas e apresentadas por meio de um livro. A iniciativa também aponta para o parque como um polo de pesquisa, que visa atrair estudantes, professores e pesquisadores, além de possuir espaços próprios, como laboratório e sala de aula, para essas atividades.
Vanda Américo, presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), responsável pelo parque, compartilha seu sentimento em entregar a obra para a população.
“É uma emoção sem tamanho, uma obra dessa, um parque da cidade, entregue para a comunidade com a participação de toda a comunidade. É um momento ímpar na história da cidade. O parque é um espaço democrático, que todos podem usar. Aqui tem trilhas, tem laboratório, sala de aula, tem espaço para passear, contemplar. É um espaço de lazer também, de cultura, de turismo”, comenta.
Além dos espaços mencionados, o parque contará com quiosques, setor administrativo, alojamento e trapiche sobre o Rio Murumuru.
A Promotora de Justiça de Meio Ambiente, Josélia Barros, explica que a obra veio ao encontro do que havia sido discutido entre o Ministério Público e gestão municipal, cumprindo um importante papel junto à sociedade.
“Uma emoção muito grande verificar que o projeto foi executado com maestria. Uma obra importantíssima para Marabá, que vai deixar para as gerações futuras o conhecimento e o legado da gestão do prefeito Tião Miranda, que foi voltada para a área ambiental. A Casa da Cultura e o prefeito honraram o compromisso com o Ministério Público de entregar esse parque e estão entregando melhor do que imaginávamos”, afirma.
A titular da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop), Ana Betânia Moreira, pontua que o espaço reúne o potencial não apenas de lazer, mas também de cultura, esporte e pesquisa, uma base importante para o futuro do meio ambiente.
“É uma obra que cuida das gerações futuras. O meio ambiente precisa desse abraço, precisa de cuidado e a gestão Tião Miranda entrega essa obra pensando nas gerações futuras”, avaliou.
A programação contou com apresentação da Banda Waldemar Henrique da FCCM e da cantora Ayla Marques.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes e Jordão Nunes