FCCM: Semana dos Museus encanta alunos da Marabá Pioneira com contação de histórias
Companhia de Artes da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) alegra o dia da garotada no Museu Municipal, na abertura da 22ª Semana Nacional dos Museus
Teve início nesta terça-feira, 14, a programação da 22ª Semana Nacional dos Museus no Museu Municipal Francisco Coelho. O primeiro dia contou com a participação de alunos do Núcleo de Educação Infantil Deodoro de Mendonça e da Escola José Mendonça Vergolino, que assistiram a uma contação de histórias da Companhia de Artes da FCCM. A programação ocorre na semana do Dia Internacional dos Museus, que comemora-se em 18 de maio.
O monitor da Companhia de Artes, Luís Henrique Ramos, afirma que é uma experiência incrível fazer parte da programação da Semana Nacional dos Museus. A equipe fez apresentação com musical sobre uma festa no céu e o desafio de um sapo em participar do momento com as aves.
“Vamos contribuir ainda mais na educação e na cultura para as crianças. Vamos cantar e apresentar para as crianças, trazer uma ludicidade maior e o encanto na hora da apresentação. A mensagem principal é ludicidade, encantar a criança para que ela entre no mundo literário, das histórias literárias como a Festa no Céu e também transformar e proporcionar uma imaginação ampla à criança, onde ela possa se divertir, vendo e se encantando com os personagens”, ressaltou.
Heitor Alejandro Silva estuda no 4º ano na Escola José Mendonça Vergolino e assistiu a apresentação, aproveitando para comemorar o seu aniversário de 10 anos nesta terça-feira.
“Eu achei ótimo, estou muito feliz por causa dessa Semana dos Museus. Eu sempre venho ao museu, gosto da parte das lendas, do grito da matinta e as histórias são muito boas. Passar o aniversário aqui está sendo ótimo, estou gostando demais”, afirmou.
A professora Márcia Silva acompanhou a turma de 30 alunos na visita ao museu e pontuou a parceria da escola com o espaço. Ela conta que a turma foi escolhida para fomentar a prática leitura, que já é constante por meio de projetos, como de teatro, por exemplo.
“É muito importante porque eles têm que ser inseridos no meio cultural, conhecer o que é o museu, por que existe, por que é importante para a cidade. Inserir o aluno, principalmente da escola pública, nesse meio, é muito bom”, destacou.
Programação
A 22ª Semana Nacional dos Museus tem como tema “Museus, Educação e Pesquisa”. O tema é escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) e, no Brasil, é o Instituto Brasieliro de Museus (Ibram), ligado ao Ministério da Cultura, que norteia as ações dos museus.
“Essa temática vai tentar aproximar mais ainda a escola do museu e também essa perspectiva de pesquisa. O museu já tem essa relação muito próxima com as escolas. Frequentemente, a gente tem essas escolas presentes. A Semana dos Museus vai trazer mais ainda a pesquisa para dentro do museu e a interação da comunidade”, avalia o diretor do Museu Francisco Coelho, Welington Mota.
Na quarta-feira, 15, o Núcleo de Espeleologia da FCCM promove palestra e exposição com o tema: “Introdução à espeleologia”, às 14h. Na quinta-feira, 16, o professor Márcio Brito, da FCCM, realiza um recital de flauta doce às 16h, com os alunos da Escola Pedro Peres Fontenelle, de Morada Nova. O encerramento ocorre na sexta-feira, dia 17, com apresentação de banners de pesquisas acadêmicas realizadas nas universidades e faculdades de Marabá por estudantes de graduação.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Luís Fernando sob supervisão de Karoline Bezerra