Sevop: Seguem em andamento as obras de revitalização e ampliação da Feira do Bairro Laranjeiras
As obras de drenagem que cortam a estrutura já foram finalizadas com a instalação de 40 manilhas que melhorarão o fluxo da água. Toda a feira foi aterrada e levantada para evitar os antigos alagamentos que eram queixas constantes dos feirantes.
Serão construídos 236 boxes para diversas finalidades como, por exemplo, alimentação, açougues, frutas e verduras, além de guichês para venda de passagens, setor administrativo e banheiros. O valor total da obra é R$ 10.339.740, 05. A previsão é de duração de um ano.
Os serviços iniciaram com a demolição de uma parte da antiga feira. Ao longo da obra, será realizada a padronização dos blocos, drenagem e revitalização da estrutura existente. “Nos dividimos a obra ao meio para não parar completamente a atividade dos feirantes. Por isso, estamos fazendo essa parte e depois que concluímos iniciaremos a outra”, explica o engenheiro Matheus Boff, responsável pela obra.
Além dos boxes para os feirantes, a obra contará com quaro salas do administrativo e quatro banheiros com acessibilidade. Ele explica que, após a drenagem, está sendo feita a escavação e fundação. Nos próximos 30 dias já deve ser devem subir as paredes dos boxes que irão compor a feira.
“O teto da fera será mantido, mas passará por revitalização. “Vai ser colocado um brise na lateral para a questão de sol, vento e para não molhar. Fecharemos também essa abertura que tem fechando o meio e revitalizamos toda estrutura. Mas não trocaremos o telhado, pois está inteiro e é muito bom”, destaca o engenheiro.
Rafael Tavares trabalha há 8 anos na feira da Laranjeira e fica feliz de ver as mudanças chegarem. “Vai melhorar 100%, né? Estávamos passando por algo muito difícil, que era o alagamento aqui na feira. Afastava cliente na época da chuva. Agora a tendência também é ficar mais organizado e com isso todos ganham. Comerciante, clientes e a comunidade aqui do bairro”, destaca o feirante que atua na venda de acessórios para celulares e eletrônicos.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes