Seaspac: Feira do pôr do sol retorna no domingo com exposições de artesãos locais e muita diversão
Há cinco anos, servindo como espaço de divulgação do trabalho de artesãos do município de Marabá e de entretenimento para toda a família, a Feira do Pôr do Sol, retorna neste domingo, 19, a partir das 17h, com as atividades na Praça São Félix de Valois. O espaço conta com 40 barracas, sendo 10 de gastronomia e 30 para artesãos de biojoias, bonecas de pano, tapetes, bolsas, canecas, toalhas e camisas personalizadas, tricô, crochê, velas aromáticas e outros tipos de artesanato.
A diretora do Departamento de Emprego e Renda da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), Derace Frota, afirma que o retorno da feira é muito esperado.
“Estamos retornando com muita novidade, muitos artesãos novos que fizeram as suas inscrições, souberam da feira e vão participar agora no dia 19 com abertura total, até o final do ano. Com fé em Deus, sem muita chuva. E estamos com várias novidades de artesanato, de trabalhos manuais, artesanato marabaense. Aguardo toda a população de Marabá”, convida.
A feira possui espaço onde os artesãos podem expor seus produtos em grandes eventos da cidade. “Também vamos para outros lugares, onde somos chamados, a gente participa como agora o Festejo Junino, a Expoama, participando também desses grandes eventos aqui em Marabá. Inclusive vai ter uma carreta do governo do Estado, no dia 20, e convidaram a gente para participar. Vai ser uma semana que estarão aqui em Marabá e convidaram a Feira do Pôr do Sol a participar. É sobre sustentabilidade, eles trazem para as escolas, para os alunos conhecerem esse projeto”, explica.
Derace destaca que a feira proporciona trabalho para pessoas da comunidade, onde as peças produzidas vão ser vendidas, fazendo com que sejam conhecidas e reconhecidas pela sociedade que visita o local. “É um local onde muitas pessoas trabalham só com artesanato. E vivem somente disso, outros não, outros têm outros ganhos, mas gostam de trabalhar com artesanato. Então, é muito importante porque eles sustentam a casa com essa feira, e para eles é um suporte grandioso. A visibilidade é importante. Às vezes, no dia da feira não vende nada, mas você está lá com o seu cartão, divulgando o seu trabalho, você vai receber encomendas. É interessante que eles levem o seu trabalho adiante da feira”.
A Secretaria entra com as barracas, com a iluminação e todo o suporte necessário para que o artesão exponha seu trabalho. “Queremos somente que os artesãos participem da Feira do Pôr do Sol. É isso que a gente precisa, que estejam engajados na Feira do Pôr do Sol para que realmente aconteça essa cultura tipicamente de Marabá, que as pessoas conheçam o que os artesãos têm a oferecer. É um lugar perfeito, porque naquele lugar passam os turistas, é um lugar bonito, aquele pôr do sol, tem a orla e é onde tem os visitantes. Na praça tem os brinquedos onde a família leva as crianças. E aa feira já é um atrativo a mais ir conhecer e comprar os produtos dos artesãos”, ressalta.
A diretora convida toda a população para conhecer a feira que possui uma bonita exposição de artesanato, coordenada pela Seaspac/PMM.
Cursos para geração de renda
Além desse incentivo aos artesãos, o Departamento de Geração de Emprego e Renda oferece oficinas e cursos profissionalizantes, que possibilitam um caminho de autonomia financeira para milhares de pessoas, a maioria mulheres.
Durante os últimos cinco anos, foram mais de 3600 pessoas que participaram das capacitações oferecidas pelo departamento. Só em 2023, foram 880 pessoas atendidas, distribuídas em 32 turmas de cursos profissionalizantes e 27 oficinas, muitas delas relativas ao artesanato.
Na quarta-feira, 15, encerrou o curso de manutenção de celular que aconteceu no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do Bairro Bela Vista e atendeu 20 jovens usuários e não usuários do centro.
“Foi de grande sucesso, porque hoje os jovens precisam engajar nessa área da política do trabalho, porque os jovens estão bem dispersos e precisamos ter essa vontade. Então, foi esse Norte pra eles. Começou com eles lá no Cras do Bela Vista. Agora também estamos com o curso de cabeleireiro, que também está com 15 mulheres. Vamos agora também começar o curso de barbeiro lá na Estação Conhecimento, no São Félix”, informa.
Atualmente os cursos que estão com inscrições abertas são o de Manutenção de celular, Técnico em refrigeração, Banho de lua, Barbeiro, Rotinas de contabilidade e Modelagem e henna para sobrancelhas, todos com início entre o final de maio e junho. São ofertadas 20 vagas para pessoas com idade a partir de 16 anos. Para mais informações e inscrições, basta entrar em contato pelo telefone (94) 98448-9432. Depois, é só levar as cópias dos documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de residência) na sede da secretaria.
A direção do Departamento de Geração de Emprego e Renda enfatiza a importância do impacto dessas ações na vida das pessoas, visto que favorecem as pessoas que necessitam fazer um curso, mas não possuem recursos financeiros. Esses cursos ofertados são totalmente gratuitos, portanto os interessados podem se profissionalizar sem custos e posteriormente até montar seu próprio negócio. “Ela pode montar seu salão, pode montar o design de sobrancelha, a manicure pode atender em casa, fazer seu bolo em casa. Então, isso que é importante. O departamento procura sempre amenizar essa situação para que eles possam ter o seu pão de cada dia, a sua fonte de renda, que é o nosso objetivo: poder garantir uma vida melhor para a população, para quem precisa”, encerra.
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Wellen Cristina sob orientação de Fabiana Alves